O aumento da competitividade, em conjunto com o desenvolvimento acelerado das tecnologias e da internet, fez com que a presença no mercado digital se torne uma realidade e necessidade para as empresas dos mais variados setores. 

 Isso porque, com a influência cada vez mais intensa dos espaços virtuais no dia a dia das pessoas, o comportamento de consumo e o acesso a novos produtos ou empresas se encaminha para uma digitalização das interações comerciais. 

Por isso, têm sido cada vez mais importante compreender a importância do investimento nesse atendimento digital e as melhores técnicas para fazê-lo.  

Importância de investir no atendimento digital 

Tanto a faculdade de vendas, quanto os cursos relacionados com o gerenciamento de empresas irão insistir na mesma afirmativa: o atendimento digital é crucial para o sucesso de um negócio. 

Isso se dá graças a possibilidade de tornar esse contato com o cliente mais próximo e pessoal. 

Afinal, as ferramentas digitais e as plataformas online permitem que as instituições comerciais tenham uma disponibilidade muito maior no número de canais de comunicação disponíveis. Assim, se torna muito fácil realizar todas as ações relacionadas com a: 

  • Atração de prospects; 
  • Conversão de novos leads; 
  • Conquista de um público mais diversificado; 
  • Aumento no engajamento; 
  • Fidelização dos consumidores; 
  • Estabilização da reputação da marca, entre outros.  

Além disso, o atendimento digital permite fazer com que as barreiras geográficas deixem de ser um empecilho para o crescimento do negócio, possibilitando o alcance de pessoas que moram em bairros mais distantes ou até de cidades e estados mais afastados.  

 

Isso permite a instalação de pontos fixos de vendas em locais mais promissores para a loja e que possua custos mais baixos e atraentes.  

Vantagens proporcionadas pelo investimento no mercado digital 

Investir no mercado digital e na abertura de um e-commerce tem se tornado mais do que uma opção, mas uma exigência para a sobrevivência e para o sucesso das empresas dos mais variados nichos de atuação.  

E isso pode ser percebido no crescimento que esse setor teve nos últimos anos. Para se ter uma ideia, apenas em 2020, a expansão das vendas online foi de 73,88%, segundo o índice MCC-ENET do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital. 

E essa taxa de desenvolvimento ainda se manteve em alta em 2021, chegando a faturar 57,4% a mais do que o mesmo período do ano anterior. Um equivalente a 78,5 milhões de compras ou R$ 35,2 bilhões somente nos três primeiros meses de 2021. 

Além disso, esse investimento no mercado digital apresenta diversas vantagens tanto para os empresários, quanto para os consumidores. 

Por exemplo, a super lotação dos shoppings ou das lojas – especialmente em datas comemorativas – pode ser completamente evitada, deixando a experiência de compra ainda mais agradável.  

Enquanto isso, os gerentes e administradores são capazes de registrar todas as interações feitas com o público, as taxas de conversão de leads, a demanda de produtos, entre outros aspectos do serviço, em tempo real.  

Em conjunto com um curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia, isso permite que os gestores confeccionem um planejamento mais acurado e construam um crescimento mais estável e longevo para a empresa.  

Como se destacar no E-commerce 

A grande competitividade no mercado digital tem feito com que as empresas busquem por diferentes formas de tornar o seu e-commerce mais relevante, construindo algumas vantagens em relação às demais empresas.  

No entanto, além de disponibilizar formas de pagamento mais diversificadas, facilitar o processo de checkout ou reduzir o preço do frete, as marcas também precisam conseguir conquistar o cliente e promover o produto de uma forma mais inteligente.  

Por isso, selecionamos 5 formas de fazer com que a sua loja virtual tenha mais sucesso e efetue mais vendas.  

  1. Conheça bem o seu cliente 

Conhecer o perfil dos seus consumidores é fundamental para a realização de todos os planejamentos publicitários e de marketing, reduzindo os gastos com as ações, aperfeiçoando as taxas de conversão e melhorando o alcance de metas.  

Para isso, é necessário coletar as informações mais relevantes sobre os seus consumidores e público-alvo, como os dados demográficos, as colocações profissionais, renda, preferências de canais de compra, necessidades de produtos, entre outros.  

Assim, um empreendedor ou gestor, formado em gestão comercial ead melhores faculdades, pode utilizar esse conhecimento a fim de criar produtos ou serviços mais interessantes para o mercado e realizar as ações de divulgação de forma mais otimizada.  

  1. Familiarize-se com as estratégias de SEO 

Uma das plataformas mais importantes para um negócio digital são os sites de busca, como o Google ou o Yahoo Search. E isso se dá porque esse é um dos principais canais utilizados pelos consumidores para encontrar novos produtos, serviços ou empresas.  

Assim, um bom rankeamento é fundamental para aumentar a visibilidade da sua marca e, consequentemente, aumentar o número de vendas e a lucratividade. 

Por isso, se familiarizar com as estratégias de SEO é crucial para quem quer se destacar no mercado online.  

O SEO – ou Search Engine Optimization – é um conjunto de configurações, que facilitam com que o algoritmo das plataformas de busca considere o conteúdo produzido pelo seu site mais relevante para os clientes.  

Entre as principais adaptações no texto ou no layout do site, as que mais auxiliam os negócios digitais são: 

  • Uso de boas palavras-chave; 
  • Inclusão dos termos mais buscados no Google ou no Youtube; 
  • Conteúdos que tenham entre 1000 e 1500 palavras; 
  • Parágrafos com 3 ou 4 linhas; 
  • Meta-description direta e atrativa; 
  • Responsividade do site e rapidez do carregamento; 
  • Plataformas que se adaptam ao uso mobile. 
  1. Construa um bom relacionamento com o cliente 

O conceito clássico de que as decisões comerciais devem visar exclusivamente os interesses da empresa, está ficando cada vez mais ultrapassado.  

Isso porque, o avanço tecnológico tem feito com que muitas mudanças aconteçam no processo de compras e nas relações entre clientes e empresas. 

Assim, o investimento na construção de uma boa experiência para os consumidores se tornou uma das principais preocupações de todas as instituições.  

Afinal, as pessoas têm tido uma inclinação cada vez maior de comprar com empresas que se alinham com as suas crenças e valores individuais. 

Além disso, um consumidor satisfeito tem mais chances de ser fidelizado e de realizar a publicidade gratuita da marca, atraindo novos clientes. 

Desta forma, o oferecimento de plataformas otimizadas, a produção de conteúdo relevantes, o uso de ferramentas de marketing digital e o oferecimento de diferentes opções de pagamento têm feito parte do curso de gestão financeira grade curricular

 

Isso se dá porque, a construção de uma cultura organizacional em que o cliente esteja em primeiro lugar, pode fazer com que o seu e-commerce tenha uma relevância maior do que a concorrência e que todo o setor financeiro da empresa seja impactado positivamente. 

  1. Faça um gerenciamento de processos e equipe mais otimizado 

A gestão de negócios é um tipo de administração que envolve a reunião de diversas informações acerca dos processos operacionais da empresa. 

Isso inclui as ações de diferentes setores, como o design de produtos, marketing, atendimento, pós-venda e distribuição.  

Essa estratégia – que pode ser aprendida em um curso de gestão financeira ead – permite a otimização do atendimento ao cliente, fazendo com que todos os canais online possam ser integrados. 

Isso faz com que os erros sejam reduzidos e as vendas sejam mais bem sucedidas. Mas, o gerenciamento de processos envolve o controle dos clientes internos e a análise quanto às melhores formas de fazer com que os colaboradores tenham um desempenho excelente.

Isso garante que os consumidores sejam muito bem atendidos e sejam o centro de todas as transações.  

Por isso, para que uma empresa se destaque no mercado digital é preciso de um bom gerenciamento de processos, que inclui a junção dos conhecimentos adquiridos em um curso de gestão de recursos humanos ead e em faculdades administrativas. 

  1. Torne-se um especialista no segmento 

O uso de estratégias de Marketing Digital é essencial para a construção de uma imagem de autoridade no segmento de atuação de qualquer empresa. 

Essa estratégia publicitária pode ser utilizada em diversos nichos, fazendo com que a sua instituição se torne uma referência para o público.  

Isso pode ser feito por meio da construção de conteúdos qualificados, ricos em informações relevantes – tanto para o mercado, quanto para os consumidores – acerca do meio de atuação do seu negócio e sobre os produtos ou serviços disponibilizados. 

Assim, no curso de gestão hospitalar ead – ou em demais formações relacionadas à administração de empresas –, essa ferramenta publicitária é tida como fundamental para o pleno desenvolvimento das atividades organizacionais e para a sobrevivência do negócio.  

Isso porque, o marketing de conteúdo é uma forma de: fazer o posicionamento da marca perante o mercado, aumentar o número de prospects e leads no negócio, promover um crescimento das vendas e conquistar uma evolução mais sustentável para a empresa.  

Por isso, além de uma faculdade de gestão financeira ead, os gestores e administradores comerciais precisam investir no conhecimento das estratégias de marketing e nos impactos que essas ações podem causar na lucratividade da organização.  

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.