Atualmente, todo empresário, gestor ou mesmo autônomo entende o papel fundamental que um conjunto de ações de marketing pode exercer na história de uma marca. Sem isso, fica quase impossível conquistar novos clientes e crescer de modo sério.
Mais do que seriedade, o que um crescimento coerente exige é também solidez e sustentabilidade. Alguns pensam que esta palavra tem a ver apenas com questões ecológicas e ligadas ao meio ambiente, mas isso é um grande erro.
É claro que também existe esse sentido, mas na verdade, quando falamos sobre tornar uma empresa que fabrica broca diamantada para concreto sustentável, estamos falando a respeito do seu caixa, da receita, da lucratividade e daí em diante.
Se o negócio lucra dentro das margens previstas, está tudo bem. Agora, se ele tem dificuldade para vender o suficiente, ou seja, para repor clientes e manter os antigos fidelizados, então algo está errado e se trata de uma firma que precisa de atenção.
Por isso mesmo, o marketing é e precisa ser visto como algo que vai muito além de simplesmente fazer algumas propagandas. Na verdade, seu planejamento inclui todo um esforço de prever e projetar cenários.
Prever no sentido de que o marketing pode ajudar a empresa a fazer pesquisas de mercado e compreender melhor o seu público-alvo, a concorrência e o que esperar em termos de tendências e possibilidades para o curto, médio e longo prazo.
Já a projeção tem a ver com estipular objetivos e metas muito claras, como algo que envolva não apenas os esforços daquela semana ou daquele mês. Mas sim, períodos bem maiores, como um ano inteiro de esforços, ações e campanhas.
Nesse sentido, quando uma escola que dá aula de meditação para iniciantes decide desenhar ações de marketing para alavancar as vendas do seu negócio, o que ela faz é segurar bem firme as rédeas e determinar seu próprio futuro empresarial.
Por isso decidimos elaborar este conteúdo de modo detalhado, mostrando não apenas quais são essas ações mais promissoras, mas também os fundamentos conceituais para que elas saiam do papel, além das vantagens e benefícios.
Lembrando que, hoje em dia, há muitos textos na internet ensinando coisas parecidas. Contudo, o grande diferencial está em ser capaz de dar exemplos concretos, que ajudam qualquer um a sair das generalizações e realmente aplicar as dicas.
É nesse sentido e com esse intuito que vamos usar exemplos de empresas e segmentos reais aqui, sempre ilustrando os conceitos para que eles não caiam em abstrações que quase nunca mostram o caminho da ação prática e efetiva.
Inclusive, um aspecto diferenciado e interessante disso tudo é que hoje as ações de marketing que mencionaremos evoluíram tanto que elas já podem ajudar qualquer modelo de negócio, seja para vender peças industriais ou frutas secas para dieta.
Desta forma, se o seu interesse enquanto empresário, gestor, autônomo ou simples leitor interessado é encontrar um modo de empreender ações de marketing que finalmente alavanquem um negócio, então basta seguir até o fim da leitura.
Entenda a definição de marketing
Um dos maiores problemas quando o assunto são as ações de marketing é que tem muita gente que não entende o que exatamente seja o próprio marketing.
A melhor maneira de explicá-lo é lembrando que ele está entre a publicidade e o branding. Ou seja, por um lado temos a publicidade como esforço mais prático de divulgação, que consiste em programar anúncios, lidar com veículos midiáticos e afins.
Por outro lado, o branding, como fundamento de uma marca, que lida com sua filosofia de trabalho, sua identidade visual e verbal e tantos outros aspectos que são definidos nos primeiros dias de empresa, entre os fundadores, donos e sócios.
Por isso mesmo, cabe ao marketing sempre oscilar entre estratégias mais práticas, como as ações de que estamos falando aqui, e estratégias mais abrangentes, como planejamentos de médio e longo prazo, que lidam com questões maiores.
Por exemplo, quando uma empresa que presta treinamento de cachorros faz um estudo de mercado para análise do seu público-alvo, isso não é uma ação tão prática quanto mandar imprimir mil panfletos ou flyers e sair distribuindo.
Porém, os dois esforços podem ser considerados uma ação de marketing. Como hoje em dia as ações que vão nesse sentido são indispensáveis, os principais esforços existentes são os seguintes:
- Fazer um planejamento;
- Criar um blog e postar artigos;
- Criar perfis nas redes sociais;
- Fazer outbound marketing.
Enfim, cada um desses esforços se apresenta como uma ação de marketing que pode alavancar as vendas de um negócio, seja qual for o seu nicho de atuação.
Além disso, existe um aspecto de organicidade neles, de modo que, se forem empregados em certa ordem e com certa presença garantida, podem trazer melhor resultado.
Por exemplo, definir o planejamento antes de sair criando perfis nas redes sociais. Ou ainda, garantir que esse planejamento tenha uma seção sobre o funil de vendas.
Adiante aprofundaremos tudo isso, mas o que você precisa entender é que o marketing é poderoso justamente por ter essa abrangência que vai desde o mais teórico até o mais prático.
1. O papel do planejamento
No mundo corporativo, tudo que pretenda trazer efeito real vai precisar ser bem planejado, tanto que empresas de renome já começam com base em um Business Plan (Plano de Negócios), em vez de simplesmente abrirem as portas e torcerem para dar certo.
Uma dica de ouro de ação de marketing nessa área é fazer o famoso benchmarking, que nada mais é que um estudo de mercado focado em dois pilares.
O primeiro é o da concorrência, que hoje pode ser investigada por meio da própria internet, até que você entenda quais são as estratégias dela. O segundo é o próprio público-alvo ou persona, que precisa ser definido em dois ou três perfis.
Se a empresa é uma fábrica de confecção de roupas, criar esses perfis vai ajudá-la a tornar sua comunicação e suas ações de marketing muito mais assertivas.
Outra dica de ouro é desenhar um funil de vendas detalhado, entendendo melhor quais são as etapas pelas quais cada cliente passa, desde o ponto em que ignorava a existência de sua marca ou solução, até o de cliente fiel e satisfeito com sua marca.
Até porque hoje não adianta mais você comemorar que o cliente passou o cartão de crédito, é preciso fidelizá-lo e até “evangelizá-lo”, ou seja, fazer com que ele dissemine sua marca e esteja disposto a defendê-la se alguém vier a fazer algum ataque.
2. A criação de um blog
Um passo fundamental para ações de marketing que alavancam as vendas é o da criação de um blog atrelado ao seu website.
De fato, foi-se o tempo em que bastava ter um site no ar, como se fosse um cartão de visita. Com o blog você cria mais conexão com seu público, oferecendo conteúdos originais e gratuitos que provam sua autoridade naquele ramo.
De quebra, quando você escreve algo sobre massa folhada pronta, por exemplo, ainda é possível fazer anúncios ou SEO. No primeiro caso, você paga para aparecer com destaque no topo da primeira página.
No segundo caso, faz Search Engine Optimization, que é justamente a Otimização de Páginas para Motores de Busca, ficando bem ranqueado nos buscadores sem pagar por isso.
3. Crie perfis nas redes sociais
Outra vantagem de ter um blog no ar é que ele pode se tornar uma referência para toda e qualquer criação de conteúdos da sua empresa.
Assim, após dominar o formato dos artigos, é possível começar a variar na criação de conteúdo. Além de elaborar scripts para vídeos, lives, podcasts, e-books, infográficos e afins, é possível postar nas redes sociais.
Quando uma empresa de terminais elétricos faz isso, ela se aproxima incrivelmente de seu público, assumindo algo como um rosto que a humaniza.
Naturalmente, isso também alavanca o negócio, criando uma autoridade maior e gerando espontaneamente uma conexão que se converte em vendas.
4. Fazer outbound marketing
Por fim, é muito importante lembrar que a maioria das estratégias dadas acima se enquadra como inbound, mas que também existe o outbound marketing.
Trata-se de assumir uma postura mais explicitamente comercial, indo diretamente às vendas, como quando uma firma de locação ônibus fala de preços, prazos e promoções arrasadoras.
É claro que isso também funciona e pode trazer resultados de curto prazo muito mais rapidamente, então tudo isso também merece atenção.
Um exemplo clássico é o do telemarketing, mas também é possível fazer outros mais em conta, como anunciar em outdoor, busdoor e distribuir panfletos.
Considerações finais
Enfim, há diversas ações de marketing que podem alavancar as vendas de qualquer negócio, seja pela internet ou pelos modos mais tradicionais.
Com as 4 ações que apresentamos acima, é possível dar os primeiros passos na melhor direção, além de que elas se multiplicam em várias outras, ganhando cada vez mais a cara de sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.