A área de marketing passou por diversos processos de evolução desde a sua criação. Antigamente, os anúncios se resumiam com propagandas em panfletos, mas atrelado à tecnologias, vemos avanços como o marketing digital para odontologistas.
O marketing digital surge com o apelo do mercado para que os principais atores nos negócios estivessem em conformidade com os investimentos feitos em tecnologia, cuja finalidade é otimizar processos.
Os principais atores são empresas, marcas e todo o pessoal envolvido nas ações de marketing, inclusive, isso inclui os consumidores, considerando que sem eles não é possível direcionar as estratégias, afinal, sem público não há promoção e tampouco anúncios.
Certamente que para cada segmento existem mecanismos direcionados, de modo que os resultados venham efetivamente a ser atingidos.
Não obstante, para que uma campanha segurança do trabalho atinja seu público-alvo de modo de atrair a atenção do cliente em potencial e aconteça o fechamento de negócio, é responsabilidade do anunciante determinar as estratégias e posicionamentos certos.
Essa construção trata-se de um processo que requer planejamento para determinar as ferramentas adequadas para lidar com fatores como:
- Atingir o público-alvo;
- Estar dentro da mesma linguagem;
- Engajar nos veículos corretos;
- Fazer frente à concorrência;
- Construir a marca de forma assertiva.
O planejamento de estratégias é fundamental ainda para a implementação do marketing digital, o qual pode ser aplicado a diversos segmentos.
Para a área da saúde, inclusive, sua aplicação contempla não só a prospecção de clientes (que neste caso são pacientes), como também a construção de marcas.
É verdade que quando analisado, o marketing digital aplicado para profissionais da saúde, demanda um punhado de exigências feitas pelos órgãos reguladores que devem ser respeitadas. Para os odontologistas, há um código de ética voltado ao marketing.
Apesar da exigência no cumprimento de um código de ética, é primordial que os profissionais da área tenham como aliado o marketing digital para alavancar sua carreira.
O que é marketing digital para odontologistas?
Caracteriza-se por marketing ações cuja finalidade é atrair a atenção do público, dispondo de anúncios para o fomento de interesse a contratar um produto ou serviço. Este ainda é responsável pelo posicionamento das empresas diante do mercado.
O marketing digital então pode ser entendido como mecanismo para empresas engajarem com o público através de redes sociais, blogs, sites e anúncios na internet, de modo a apresentar no meio digital seus produtos.
Com a flexibilidade na adaptação do mecanismo para empresas de segmentos e portes diversificados, não é possível ter uma fórmula pronta para orientar os principais atores a como se posicionar sem efetivamente ter conhecimento de seu nicho e objetivos.
A partir disso, as estratégias utilizadas no marketing digital de um autônomo que faz instalação de divisória drywall com porta certamente não serão as mesmas estratégias a serem usadas por odontologistas.
O primeiro passo para planejar uma estratégia é entender qual o diferencial que o marketing na área da saúde deve possuir para que o engajamento com os pacientes seja assertivo, e as ações sigam em conformidade com o código de ética.
Na área da saúde, e principalmente para odontologistas, é imprescindível ter em mente que os atores – clínicas, consultórios e profissionais – estarão lidando não só com consumidores, mas com clientes que também são pacientes.
Neste caso, pode-se considerar que os clientes, ou melhor, pacientes dos profissionais dentistas necessitam de um tato e cuidado diferente quando comparamos com clientes de uma empresa que fornece serviços de aluguel de uniformes, por exemplo.
Na maioria dos casos, os pacientes estão passando por momentos delicados em suas vidas ao cuidar de problemas na saúde, afinal, a saúde bucal é um ponto extremamente sensível.
Com isso, cabe aos dentistas e profissionais da odontologia contar com atendimento humanizado antes, durante e após a ida do paciente ao consultório, consolidando seu marketing nas boas práticas recomendadas pelos órgãos reguladores.
A necessidade de humanizar as relações envolve a forma de abordagem, que deve ser usada para atrair a atenção do paciente de forma não invasiva, e respeitando esse momento delicado de sua vida.
Por isso, a abordagem nas ações de anúncio ao paciente deve ser mais passiva, contando com o marketing digital na entrega de conteúdo informativo ao invés de forma agressiva focando somente no serviço, o foco sem dúvidas deve ser o paciente.
1. Personalizar e humanizar conteúdos
Considerando as necessidades especiais exigidas no tratamento com o paciente, o planejamento de estratégias deve analisar quem é o paciente ideal a ser atingido com os conteúdos.
Tais determinantes devem levar em conta a região, faixa etária, questões de saúde e orçamentos destinados aos tratamentos que esses pacientes possuem.
Semelhante à precisão de especialização dos profissionais disponíveis para atendimento em um centro de cirurgia veterinária, para atendimento em consultórios de odontologia, a especialidade dos profissionais deve suprir a demanda do público.
Por isso, é importante que os conteúdos estejam direcionados para pessoas que necessitam das soluções que podem ser fornecidas pelos profissionais de um consultório ou do próprio odontologista em si.
Depois de alinhar o conteúdo baseado no público-alvo, é chegado o momento de personalizar a forma de interagir com o mesmo.
Ainda considerando as determinantes de qualificação de paciente ideal, a linguagem deve ser personalizada de modo que haja alinhamento com o linguajar que os pacientes utilizam, para facilitar o entendimento e a entrega da mensagem.
Além disso, ao planejar a personalização e humanização do atendimento, é preciso saber quais são os veículos em que se encontram os pacientes para que o marketing digital se adapte.
É possível que canais múltiplos de comunicação como as variadas redes sociais, blogs e sites sejam utilizados na implementação de estratégias do marketing digital, para assegurar que os conteúdos sejam entregues.
O mercado hoje dispõe de ferramentas para otimizar a gestão de redes sociais e o atendimento, o uso de assistentes virtuais para dar mais velocidade na interação e armazenar informações, também sendo recomendado como estratégia.
2. Facilitar e diferenciar
A principal característica a ser notada pelos pacientes durante a ida ao consultório é a estrutura do local. Embora os ambientes possam ter estrutura simples, a mesma deve contar com soluções para facilitar a vida e estadia dos pacientes.
Uma farmácia manipulação que notou que os demais estabelecimentos não possuíam acessibilidade para pacientes com dificuldade de locomoção, fazendo com que aumentasse o número de clientes ao seu estabelecimento.
Observando como a estrutura não acessível estava prejudicando os negócios, a concorrência se reuniu com a finalidade de encontrar alternativas para tornar seus locais mais abrangentes ao público e suprir as expectativas, proporcionando mais autonomia.
As alternativas para tornar o local mais acessível foram a reforma da calçada, incluindo estacionamento prioritário destinado exclusivamente para dar autonomia aos pacientes com dificuldade locomotora.
Assim como a maior parte das melhorias feitas pensando em trazer soluções assertivas aos clientes e pacientes, a iniciativa da farmácia foi vista com bons olhos pelo seu público, abarcando nesse sentido clientes fidelizados e atraindo novos clientes.
O resultado disso foi o aumento da venda de produtos em alto estoque como albumina em pó para academia e similares.
Ter tato ao lidar com pacientes e apresentar soluções assertivas são diferenciais que profissionais de sucesso contam como estratégia, e para o marketing digital, esses diferenciais podem ser aplicados com a otimização de sites.
A otimização dessas plataformas abrange um bom layout, fazendo com que as informações estejam de fácil visualização e completas acerca da descrição das especialidades atendidas no consultório, horário de funcionamento e breve apresentação dos profissionais.
Com uma boa estrutura de layout e a transparência de informações, ao consumir os conteúdos publicados e buscar conhecer o locutor da mensagem, os pacientes poderão receber com clareza o que estava sendo anunciado e obter maior interesse.
Para complementar, observa-se que o investimento em facilidades para os pacientes remete ao cuidado, e é um diferencial notado no momento de decisão de compra e contratação de serviços.
3. Consolidação de marca
Ser referência no segmento em que atua é o desejo de muitas empresas e marcas, como uma que fabrica porta automática para loja. Para isso, é necessário ter um posicionamento focado para atingir tal objetivo.
O marketing digital tornou mais democráticas as oportunidades para que as empresas venham a consolidar sua marca. Se antes era uma realidade permitida somente às grandes empresas, atualmente os pequenos negócios têm maior abertura de atuação.
Para os odontologistas, as estratégias devem ser respaldadas nas boas práticas previstas pelos órgãos reguladores, de modo que os pacientes sejam de fato cuidados.
Portanto, para uma consolidação assertiva de marca, recomenda-se a realização de um estudo de mercado para que o planejamento de estratégias seja feito corretamente.
Tal como em projetos de engenharia, é preciso fazer análise de energia elétrica para evitar prejuízos com estratégias e investimentos feitos de forma indevida, no marketing digital para odontologistas, o estudo de mercado possui a mesma funcionalidade.
Considerações finais
Conhecendo o conceito de marketing e sua função para potencializar a presença de empresas no mercado, planejar e adotar estratégias digitais se torna fundamental para atingir resultados.
O foco na implementação de mecanismos devem ser os pacientes e a realidade complexa que enfrentam. Contar com soluções assertivas que contemplem desde o primeiro contato, ida ao consultório e o pós-atendimento é primordial.
Com a boa reputação adquirida como resultado dos cuidados com o paciente, além do marketing digital, os dentistas poderão ter o marketing de referência, processo que é feito com a indicação de um paciente a outro no formato virtual e presencial.
Por fim, o marketing digital odontológico é importante pois é a maneira de acompanhar as tendências no mercado e garantir visibilidade, mesmo com a ampla concorrência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.