A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que combina elementos virtuais com o ambiente físico para proporcionar uma experiência interativa e imersiva aos usuários.
É diferente da realidade virtual que substitui completamente o ambiente físico por um ambiente virtual. Na verdade, a RA mantém o mundo real como pano de fundo e sobrepõem informações digitais, como imagens, vídeos e outros elementos em tempo real.
Para isso, é necessário usar recursos como smartphones, tablets e óculos especiais equipados com câmeras e sensores. A Realidade Aumentada tem uma ampla gama de aplicações em várias áreas, como jogos, educação, marketing e medicina.
Na indústria de jogos, por exemplo, permite que os usuários interajam com personagens e objetos virtuais no ambiente físico. Já na medicina, essa tecnologia é muito útil para visualizar imagens médicas sobrepostas aos pacientes durante cirurgias.
Esse uso facilita diagnósticos e torna os procedimentos mais precisos, e quanto ao marketing, a RA é muito útil para criar campanhas publicitárias interativas, além de permitir que os consumidores experimentem os produtos virtualmente antes de comprá-los.
Juntamente com a Inteligência Artificial, essa tecnologia é muito útil nos conteúdos de sites WordPress, e este artigo vai explicar como isso acontece e de que maneira pode ser usada para aprimorar a visualização de produtos.
Uso de IA e Realidade Aumentada no WordPress
A Inteligência Artificial (IA) tem um papel muito importante na simplificação e automação na hora de criar conteúdos para experiências de Realidade Aumentada em sites WordPress, e isso ajuda a economizar tempo e recursos.
Em primeiro lugar, trata-se de uma tecnologia que consegue gerar modelos 3D e elementos gráficos necessários para enriquecer as experiências de Realidade Aumentada no site.
Um fabricante de box de banheiro pode usar os algoritmos de geração de imagens para criar modelos tridimensionais realistas de seus produtos, por meio de descrições ou referências visuais.
Com isso, não é necessário contratar artistas gráficos para criarem manualmente cada elemento, o que reduz o tempo e os custos com a produção.
A tecnologia também consegue facilitar a adaptação de conteúdo existente para Realidade Aumentada, como no caso dos algoritmos de processamento de linguagem natural que conseguem analisar texto escrito e transformá-lo em elementos visuais.
Desse modo, os usuários podem aproveitar o conteúdo existente nos sites e convertem facilmente em conteúdo imersivo para Realidade Aumentada, sem precisar criar um material do zero.
Outra maneira pela qual a Inteligência Artificial facilita a criação de conteúdo é por meio da personalização automática.
Com base nos dados dos usuários, como histórico de navegação, preferências e comportamento, os algoritmos de IA criam experiências de RA personalizadas, o que melhora o engajamento e elimina a necessidade de personalização manual.
Um chaveiro especializado em carros pode usar a Inteligência Artificial para simplificar processos de design e layout de experiências de Realidade Aumentada.
Os algoritmos de aprendizado de máquina conseguem analisar os designs existentes e sugerem otimizações que aprimoram a experiência de Realidade Aumentada, fazendo com que seja mais envolvente.
Isso inclui recomendações sobre o posicionamento dos elementos visuais, interações do usuário e otimização de desempenho.
A Inteligência Artificial, dentro do WordPress, também consegue automatizar tarefas repetitivas, como corrigir problemas de compatibilidade entre dispositivos ou ajustar o conteúdo para diferentes tamanhos de tela.
Isso libera os desenvolvedores para que se concentrem naquilo que for mais complexo e para trabalhos criativos, tornando a eficiência geral do processo muito melhor, principalmente na hora de criar conteúdo.
Como usar a RA na visualização das soluções?
As empresas podem integrar a Realidade Aumentada em seu site WordPress para aprimorar a visualização de produtos e serviços, o que melhora consideravelmente a experiência do visitante.
Isso acontece porque os visitantes vão visualizar produtos e serviços em seu próprio ambiente físico, antes de se decidir pela compra. Por exemplo, uma pessoa pode visualizar como será um buffet churrasco em casa, antes de contratar esse serviço.
Nesse contexto, o papel da Inteligência Artificial é facilitar o desenvolvimento e a implementação das experiências de Realidade Aumentada, de modo que a visualização seja mais precisa e envolvente para os visitantes.
A Realidade Aumentada aprimora a visualização das soluções e traz vários benefícios que geram impactos positivos tanto para as empresas quanto para os consumidores.
Para os clientes, poder visualizar aquilo que desejam antes de comprar aumenta a confiança e a segurança em sua decisão de compra. É algo particularmente benéfico para as plataformas de vendas, principalmente com produtos de alto valor.
Além do mais, essa tecnologia torna o processo de compra mais interativo e envolvente, fazendo com que o usuário se sinta mais engajado e propenso à conversão.
Agora, no caso das empresas, integrar a Realidade Aumentada no site WordPress é uma forma de aumentar as vendas e a satisfação do cliente.
Uma visualização mais realista e detalhada dos produtos e serviços ajuda a atrair consumidores e incentiva decisões de compra mais rápidas e informadas.
A RA consegue até mesmo reduzir o número de devoluções e reclamações de produtos, tendo em vista que as pessoas possuem uma compreensão maior daquilo que estão comprando e como vai se encaixar no ambiente físico.
Uma clínica especializada em implante de cabelo liso pode integrar a Realidade Aumentada com a Inteligência Artificial para criar modelos 3D de alta qualidade e fazer uma representação precisa e realista durante a visualização em RA.
Os algoritmos de aprendizado de máquina, por sua vez, podem ser usados para analisar imagens e descrições dos produtos e gerar automaticamente modelos tridimensionais detalhados, o que economiza tempo e recursos durante a produção.
Sem falar no fato de que a Inteligência Artificial tem um papel muito importante na personalização da experiência de Realidade Aumentada para atender as preferências e necessidades dos usuários.
A IA consegue analisar o comportamento do visitante, seu histórico de compras e suas preferências para personalizar a visualização de produtos e serviços, com base em seus interesses.
Uma clínica veterinária perto de mim também pode fazer recomendações de produtos e serviços compatíveis com os interesses dos seus clientes e, além disso, pode personalizar o ambiente virtual.
Outra possibilidade é usar a Inteligência Artificial para otimizar a performance e a usabilidade da experiência de Realidade Aumentada.
Isso é possível porque os algoritmos de aprendizagem analisam dados de interação para identificar padrões de uso, pontos de fricção e áreas de melhoria. Com isso, os ajustes e otimizações vão garantir uma experiência fluida e intuitiva aos usuários.
Uso de IA nas análises em tempo real
Uma clínica especializada em preenchimento facial pode usar a Inteligência Artificial nas análises em tempo real para compreender as interações do usuário com elementos de Realidade Aumentada.
O objetivo dessa prática é fazer uma adaptação dinâmica das experiências e com isso atender às necessidades e preferências dos visitantes.
Um dos maiores benefícios nesse contexto é a capacidade de coletar e analisar dados de interação em tempo real. Os algoritmos de aprendizado de máquina, assim como a Inteligência Artificial, conseguem monitorar e interpretar as ações das pessoas.
Isso acontece enquanto elas estão interagindo com os elementos de Realidade Aumentada, como objetos virtuais ou interfaces de usuário. As informações coletadas são:
- Movimentos;
- Cliques;
- Gestos;
- Expressões faciais.
Eles são importantes porque ajudam a compreender o comportamento e as preferências dos usuários. Com base na análise em tempo real, a Inteligência Artificial consegue adaptar a experiência de Realidade Aumentada para atender às necessidades e expectativas dos usuários.
Por exemplo, uma clínica com atendimento home care fonoaudiologia pode identificar quando o usuário demonstra interesse em seus serviços.
Ao identificar essa questão, vai usar a Inteligência Artificial para personalizar a experiência e fornecer informações adicionais e importantes para o indivíduo.
Outra possibilidade é usar o recurso para prever e antecipar as necessidades dos visitantes, levando em conta os padrões de interação e comportamentos passados.
Por exemplo, se uma pessoa estiver navegando por uma loja virtual em Realidade Aumentada, a Inteligência Artificial pode ser usada para prever quais produtos e serviços podem interessar a ela.
No site de uma rede de hospitais onde tem sexólogo para casais, a tecnologia pode fazer isso com base nas preferências de compra anteriores, assim, vai responder de maneira proativa e apresentar conteúdos relevantes.
Considerações finais
A capacidade da Inteligência Artificial de analisar em tempo real as interações dos usuários com elementos de Realidade Aumentada é um avanço significativo na personalização e adaptação da experiência digital.
A empresa precisa compreender os padrões de comportamento e preferências dos usuários para oferecer uma resposta rápida e eficaz e tornar as experiências com RA muito mais intuitivas e envolventes, e a Inteligência Artificial ajuda nesse propósito.
Unir as duas tecnologias é algo revolucionário porque muda completamente a maneira como as pessoas interagem com o universo digital, podendo vivenciar experiências personalizadas e imersivas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.