A importância dos calçados é bastante ignorada. No entanto, a escolha do calçado é uma das decisões mais importantes sobre qualquer peça de roupa que usamos. Os pés são à base do corpo e, assim como nos ajudam a mover pelo espaço, eles suportam nosso peso e tudo o que carregar em nos pés.
Um bom par de calçados pode ajudar a ter maior resistência nas articulações e nos tendões, estabilidade ao caminhar e pode até mesmo nos ajudar a evitar lesões, das quais é muito difícil se recuperar depois.
A escolha do calçado ideal, seja para o dia a dia ou para uma atividade de alto desempenho como a corrida, entre outras, pode ser uma busca árdua, cujo resultado final é garantir seu bem-estar e bom desempenho.
No caso da corrida, deve-se lembrar que se trata de uma atividade de impacto, em que a repetição da batida dos pés no chão pode ser prejudicial para o próprio corpo.
Assim, os tênis para corrida, projetados especificamente para esse esporte, têm peso específico, amortecimento para cada passo, apoio para o tornozelo para melhor sustentação, além de uma elevação mínima do calcanhar, o que evita lesões nos músculos da cadeia posterior.
É por isso que o uso de tênis adequados reduz muito o risco de danos físicos e repercussões futuras no corpo.
Características especiais dos tênis de corrida
Fazer a escolha certa depende de diferentes fatores, de acordo com especialistas da área. Entre eles estão o peso corporal, a intensidade do treinamento, a velocidade com que você corre e o número de quilômetros percorridos com tênis de corrida. Entretanto, esses fatores não apenas nos ajudam a fazer uma escolha melhor, mas também determinam a vida útil dos tênis que se usam para corrida.
Outro fator importante é a superfície em que você prática o esporte. Deve-se considerar o local onde vai treinar para escolher o calçado certo. Existem tênis para várias superfícies como montanha, asfalto ou mista. O par ideal é aquele que se adapta à necessidade de fixação que queremos ter no solo.
Outro fato importante nos tênis para corrida é escolher o drop. Esta é a elevação entre o calcanhar e o local em que os metatarsos se apoiam. Isto pode variar e recomenda-se um drop mais baixo ou mais alto, dependendo da fisionomia, da musculatura e da passada. Assim como o material do qual o solado é feito para amortecer o peso do corpo em cada passo.
Erros na escolha
Existem muitos motivos para escolher calçados apropriados e, embora tenha sido detalhado os fatores a serem levados em conta acima, eles não parecem ser suficientes para fechar a decisão. Esses erros comuns podem levá-lo a comprar tênis de corrida que, em última análise, podem causar lesões.
1. Acreditar que é possível obter os mesmos resultados que outra pessoa usando o mesmo tênis. Por este motivo, é fundamental escolher o tênis de acordo com as necessidades do nosso corpo, conforme mencionado acima.
2. Priorize a estética do calçado em relação à sua funcionalidade. Evite a compra de calçados pela beleza ou coloração.
3. Confiar que ter um tênis de boa qualidade garantirá que você vencerá maratonas. Embora, os tênis sejam uma parte muito importante da corrida, é necessário ter um bom treinamento e dedicação para melhorar e alcançar os resultados desejados. Os calçados são apenas uma ferramenta que o ajudará a tornar toda a atividade mais agradável.
Por fim, os especialistas recomendam ter pelo menos dois pares de tênis diferentes e tentar usá-los alternadamente, para que o material descanse e, assim, aumente sua vida útil.
Se você está pensando em participar de uma maratona ou triatlo, não se esqueça de escolher roupas secas, levar protetor solar, óculos escuros, bastante água e, acima de tudo, reservar um tempo para escolher o tênis adequado ao seu corpo e ao relevo da área onde vai correr. Não se esqueça de que, nestes esportes, sua saúde é o mais importante.