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Otimizar os conteúdos é algo muito importante para que os usuários possam encontrar a empresa e seus materiais facilmente na internet. A estratégia de otimizar conteúdos é necessária para qualquer empresa, principalmente aquelas que utilizam o blog.

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Quando o usuário faz uma pesquisa, somente conteúdos otimizados aparecem entre os primeiros resultados. Eles conseguem responder exatamente aquilo que a pessoa está procurando e esclarece todas as suas dúvidas.

Por meio de conteúdos otimizados, juntamente com outras estratégias como a chamada para ação, ficará mais fácil para o responsável pelos conteúdos direcionar a ação dos leitores para aquilo que a empresa deseja.

É assim que a marca vai gerar leads e iniciar um relacionamento com um visitante que futuramente poderá se transformar em um cliente. Os conteúdos precisam ser criados de acordo com a persona, assim, vão trabalhar assuntos relacionados às suas dúvidas.

Hoje em dia, isso é muito importante porque o consumidor moderno não está interessado apenas em preço e qualidade, mas também em várias outras questões relacionadas aos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

As estratégias de SEO cumprem essa função, por isso, este artigo vai explicar como fazer a pesquisa por palavras-chave, quais são as práticas de formatação recomendadas e quais são as melhores estratégias de promoção e distribuição de conteúdo.

Como pesquisar palavras-chave

Primeiramente, a marca precisa pesquisar palavras-chave para identificar os termos mais relevantes e de alta demanda que devem estar presentes no conteúdo que será desenvolvido.

A primeira coisa a ser feita, portanto, é definir a persona, ou seja, determinar quais são as características do cliente ideal para entender seus interesses. A persona é formada por características como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Profissão;
  • Escolaridade;
  • Estado civil;
  • Problemas;
  • Interesses;
  • Necessidades.

O conteúdo criado por uma empresa de limpeza de condomínio só será valioso para quem estiver pesquisando sobre o assunto se ele realmente for pensado para a persona.

Também é fundamental definir o objetivo da estratégia, visto que ela vai guiar as atitudes que precisam ser tomadas para alcançá-lo.

Se a marca quiser aumentar o número de suas vendas, ela poderá direcionar a pesquisa de palavras-chave para termos que ajudem a alavancar as vendas.

Também é muito importante fazer pesquisas sobre grandes concorrentes do mercado, mesmo aqueles que não competem diretamente com o negócio.

São essas empresas que trazem uma abordagem interessante para lidar com a produção de conteúdo, por meio de linguagem inovadora e peças completas que solucionam as dúvidas dos usuários.

Essa pesquisa é muito eficiente para que o responsável descubra o que eles fazem e gerar oportunidades para superar os pontos abordados.

Existem várias ferramentas que ajudam a encontrar as melhores palavras-chave, e uma delas é o Google Keyword Planner. Trata-se de um planejador que ajuda a criar campanhas otimizadas e faz um diagnóstico detalhado da estratégia.

O Semrush também é uma boa opção porque traz dados precisos de navegação, tráfego e termos usados dentro do blog.

Ao analisar o termo bancada industrial com estrutura em aço, a ferramenta vai mostrar relatórios e tendências, além de dar algumas dicas que aumentam o sucesso do conteúdo.

É interessante, portanto, analisar o próprio site e as páginas dos concorrentes considerados como referência em qualidade.

Por fim, outra boa ferramenta que pode ser usada por uma empresa é o Google Trends, pois ajuda a descobrir, com base em determinado termo, quais são as pesquisas relacionadas, e os resultados podem ser filtrados.

No entanto, é fundamental ter em mente que palavras-chave genéricas, geralmente formadas por uma ou duas palavras, são muito mais disputadas, então é mais difícil ranquear com elas em curto prazo.

Melhores práticas de formatação

Além de saber pesquisar as melhores palavras-chave, outro ponto muito importante é identificar práticas de formatação de conteúdo que melhoram a legibilidade e a indexação nos buscadores.

Uma delas é o uso adequado da tag de cabeçalho, popularmente conhecida como H1, H2, H3 e assim por diante. Isso é muito útil para estruturar o conteúdo, com base em ações hierárquicas.

Ou seja, a tag H1 de um texto sobre manutenção de elevadores industriais é utilizada no título principal e os demais cabeçalhos devem ser usados para destacar as subseções, enriquecendo o conteúdo.

Lembrando que a palavra-chave deve estar presente nas tags para sinalizar os motores de busca e mostrar a relevância do conteúdo.

A otimização das imagens também é algo fundamental, então é necessário reduzir o tamanho dos arquivos para melhorar a velocidade de carregamento e usar ALT TEXT relevantes para descrever o conteúdo da imagem.

Isso serve para que os motores de busca possam entender seu contexto, entretanto, na hora de reduzir o tamanho, não se deve comprometer a qualidade do conteúdo. Por essa razão, é necessário usar ferramentas de compressão.

O formato também precisa estar correto, podendo ser WEBP ou JPEG para fotografias e PNG para imagens com transparência ou gráficos. Além do mais, é necessário usar a tag ALT nos títulos.

Além disso, outra estratégia muito importante é conhecida como backlinks. Um escritório de arquitetura centro comercial precisará, portanto, construir uma estratégia para obter links de qualidade, provenientes de sites relevantes e confiáveis.

Essas estratégias são úteis porque aumentam a autoridade e a relevância da plataforma, gerando impactos positivos para o ranqueamento. Também melhoram a visibilidade da página e trazem maior autoridade de domínio.

Uma das formas de gerar backlinks é por meio do guest post, identificando sites e blogs relevantes para o nicho que queiram contribuir como convidados.

Para conquistar essa parceria, a empresa pode se propor a criar conteúdos de qualidade para eles e incluir links que apontam para o site na biografia ou dentro do conteúdo.

Outro ponto importante é monitorar as menções à marca, pois caso o negócio encontre uma menção sem um link correspondente, o ideal é entrar em contato com o autor e solicitar que ele seja adicionado.

Estratégias de promoção e distribuição

Uma auto escola mais próxima deve ir além das otimizações on-page e investir em estratégias de promoção e distribuição de conteúdo para aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca. Entre as principais ações estão:

Compartilhar nas redes sociais

As redes sociais são plataformas indispensáveis para o planejamento de marketing digital de qualquer empresa, mas não basta apenas criar um perfil da marca, é necessário que ele seja alimentado com conteúdos relevantes.

Um dos maiores erros que uma empresa pode cometer é divulgar apenas seus produtos e serviços nessas plataformas, tendo em vista que os usuários não acessam as redes sociais com a intenção de comprar alguma coisa.

Na verdade, as pessoas criam seus perfis nas redes sociais para ter contato com amigos e familiares, embora a maioria dos usuários siga alguma marca nesses canais.

Portanto, uma maneira de alimentar esses perfis e entregar exatamente aquilo que o usuário procura é compartilhar conteúdos ricos e relevantes nas redes sociais.

Tudo o que uma escola que oferece curso de transporte de passageiros postar em seu blog, poderá ser compartilhado em suas redes sociais, considerando o formato adequado da mídia.

Isso vai fazer com que os usuários se interessem pelos materiais, além de gerar tráfego para outros canais, como o blog e site institucional.

Participar de comunidades online

Participar de comunidades online é uma estratégia que pertence ao marketing de comunidade, uma ação que ajuda a estreitar laços com pessoas que consomem os produtos e serviços, para monitorar suas necessidades e impressões.

Os conteúdos podem ser divulgados para esses usuários com o objetivo de entregar valor e satisfazer os desejos das pessoas.

Com isso, uma empresa de monitoramento de frota via GPS conseguirá ocupar um espaço maior na mente de quem já consome seus serviços.

Essas comunidades, portanto, podem funcionar por meio de um software, plataforma ou aplicativo, nos quais os membros desempenham funções básicas do negócio.

Além de acompanhar o que os indivíduos falam sobre a organização, é muito importante criar espaços que vão mapear as oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Link building é uma prática de SEO para obter links provenientes de outros sites e direcioná-los para a própria plataforma. São ótimos para aumentar a visibilidade, trazem mais autoridade e melhoram a classificação nos resultados de pesquisa.

Se um canal relevante está apontando para um site sobre abertura de franquias baratas construção civil, isso mostrará para o Google que o conteúdo é valioso e pode ser bem classificado nos resultados de pesquisa.

Uma das principais formas de estabelecer uma boa estratégia de link building é criar conteúdo de qualidade e relevante, além de fazer parcerias com outros sites.

Considerações finais

Criar conteúdo é, hoje em dia, extremamente necessário para que qualquer empresa possa entregar aquilo que os consumidores procuram: informação.

Só que além de cuidar da qualidade desses materiais, é imprescindível saber otimizá-los, por meio das melhores estratégias de SEO.

Existem diversas práticas de formatação que tornam o material mais claro e relevante para os buscadores, colaborando com sua indexação.

Depois, a empresa só precisa investir em estratégias para promovê-los e entregá-los para uma boa quantidade de usuários interessados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.