Para melhorar o tráfego de um site, é essencial investir nas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) porque elas adequam os conteúdos às exigências dos algoritmos de pesquisa, como no caso do Google.
Quando as ações são realizadas corretamente, ajudam as companhias a conquistarem a primeira posição nos resultados de pesquisa.
Ser encontrado dessa forma aumenta o tráfego orgânico da plataforma, entretanto, a organização precisa estar disposta a acompanhar as atualizações do algoritmo e analisar as métricas provenientes de algumas ferramentas.
Trabalhar bem essas práticas é indispensável porque o bom posicionamento é crucial para atrair mais visitantes. Além disso, negócios bem posicionados nos resultados de pesquisas são vistos como mais confiáveis pelos usuários.
Mesmo podendo investir em anúncios pagos para ocupar essa posição, as pessoas sabem bem que são anúncios e que as informações que precisam aparecem nos outros links orgânicos.
Só que não é fácil estar bem posicionado e entre os primeiros colocados do Google, principalmente quando o negócio não trabalha as estratégias de SEO.
Os gestores precisam ter conhecimento sobre as principais estratégias de SEO, saber quais são as melhores práticas para otimizar o conteúdo e as ferramentas mais usadas para monitorar o desempenho, e o artigo vai falar sobre todos esses elementos.
Principais estratégias de SEO
Para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca, as organizações precisam trabalhar as principais estratégias de SEO, como:
- Capturar boas palavras-chave;
- Criar conteúdos relevantes;
- Otimizar a página;
- Usar textos âncora.
Trabalhar boas palavras-chave é imprescindível quando se trata de SEO. As empresas de engenharia e consultoria ambiental precisam desenvolver seu conteúdo com base nos termos mais procurados pelas pessoas.
É possível usar palavras de cauda longa e palavras de cauda curta. As de cauda curta possuem um nível de busca maior, mas são extremamente concorridas, por isso é difícil ranquear com elas.
Por outro lado, palavras-chave de cauda longa possuem menos pesquisas, mas são muito mais fáceis de ranquear porque são bem específicas.
Para facilitar a escolha desses termos, as organizações podem usar ferramentas específicas como a SEMRush e o Keyword Planner.
Todo o cuidado para escolher as palavras chave tem como finalidade criar materiais relevantes e completos para os usuários. A internet está repleta de materiais sobre os mais diversos assuntos, e isso faz parte do marketing de conteúdo.
A intenção por trás dele é atrair, encantar e fidelizar os usuários e diversos especialistas sobre o assunto afirmam que materiais com mais de 1000 palavras conseguem ranquear muito melhor.
No entanto, quando o conteúdo possui entre 1000 e 1500 palavras, suas informações são mais completas e conseguem abordar vários aspectos sobre o mesmo tema.
O conteúdo precisa ser capaz de aumentar o tempo de permanência na página, ter originalidade e boa escaneabilidade. Isso significa que não adianta apenas pensar na quantidade de palavras, mas também na relevância do material em si.
Assim como uma loja investe em lacre de segurança roupas para aumentar a segurança de seus produtos dentro do estabelecimento, também precisa investir em melhorias na página do site.
Essas otimizações são conhecidas como SEO on page e uma delas é formatar o conteúdo, pensando na responsividade da página. O material não pode ter parágrafos muito longos porque eles dificultam a leitura nos dispositivos móveis.
As palavras-chave devem ser inseridas corretamente, tanto no corpo do texto quanto no título, nos intertítulos e na URL da página.
Títulos e intertítulos devem ser formatados em H1, H2 e H3, pois isso faz com que o visitante permaneça mais tempo na página.
Por fim, é essencial saber usar textos âncoras, que ficam visíveis no link e convencem os usuários a clicarem. Para funcionar, é muito importante que utilize a principal palavra-chave do conteúdo, além de despertar a curiosidade do usuário.
Melhores práticas para otimizar conteúdo
Quando se trata do conteúdo em si, é imprescindível investir em algumas práticas que vão otimizá-lo. Supondo que uma clínica de estética tenha publicado um material sobre criolipólise braço, deve mantê-lo sempre atualizado.
A atualização é uma importante estratégia de SEO para evitar que materiais mais antigos se tornem ultrapassados e obsoletos. Mesmo no caso de conteúdos evergreen, a atualização ainda é muito importante.
O principal foco são os materiais fundamentais para o negócio, capazes de atrair mais clientes e usuários. Se eles perderem posição, isso pode prejudicar as estratégias de marketing de conteúdo.
Assim como é importante atualizar alguns materiais, outros devem ser excluídos. Aquilo que foi publicado anos atrás, com certeza não é mais tão bom quanto aquilo que está sendo publicado hoje em dia.
Ao longo do tempo, algumas coisas podem se tornar inconsistentes, como aquelas que possuem temáticas semelhantes ou que simplesmente não são mais relevantes para o canal.
Se uma clínica de cuidador de deficiente físico perceber que a atualização não é mais suficiente, chegou o momento de eliminar o conteúdo.
Outra coisa muito importante é investir em práticas mobile friendly, pois os usuários costumam acessar a internet principalmente por meio de dispositivos móveis como tablets e celulares.
O acesso mobile já deixou de ser uma tendência para se tornar realidade, e qualquer negócio que não se encaixe a isso, vai perder posições nos resultados de pesquisa. Mesmo porque, o próprio Google já avisou que prioriza plataformas mobile.
Quando alguém procura por determinado termo no Google, consegue encontrar vários resultados e existem aspectos que influenciam diretamente na decisão de clicar ou não, sendo o título e a descrição da página.
As pessoas costumam passar o olho rapidamente para descobrir se o resultado oferece exatamente aquilo que precisa, e com base nisso resolve se vai clicar ou não.
Se um fabricante de mesa para refeitório escolar escrever um bom título e uma boa descrição, vai conseguir demonstrar claramente qual é o assunto do conteúdo da página e despertar a curiosidade e o interesse do usuário.
Os elementos visuais também são muito importantes na otimização, como no caso dos vídeos, imagens e infográficos. Na verdade, ser visual é cada vez mais importante, visto que esses conteúdos são mais compartilháveis, memorizáveis e conseguem backlinks.
As pessoas gostam mais desse tipo de material e por isso ele tem muito mais chances de conquistar boas posições nos resultados de pesquisa.
Ferramentas de monitoramento: as principais
Existem algumas ferramentas de SEO porque são muito importantes para monitorar o desempenho dessas estratégias. Entre as principais estão:
Google Analytics
Google Analytics é um recurso indispensável para qualquer organização que tenha um blog, pois ele oferece informações completas sobre as métricas mais importantes, ajuda a fazer comparativos e oferece excelentes gráficos.
Além de saber quantas pessoas acessaram o site de uma empresa de enrolador de cabo elétrico, ele também mostra dados sobre a audiência, permite configurar metas e acompanhar as conversões.
Google Search Console
Outra excelente ferramenta é o Google Search Console que permite acompanhar dados importantes sobre o blog, corrigir erros e demandar indexação.
Existem vários recursos disponíveis e entre os que mais merecem destaque são o Search queries que indica quais buscas levaram os usuários até a plataforma, enquanto o web crawling mostra erros encontrados nas páginas.
SEMRush
SEMRush é uma das mais importantes ferramentas quando se trata de SEO e pesquisa de palavras-chave, além de ser um ótimo recurso para monitorar o blog institucional.
Uma oficina mecânica mais perto só precisa digitar seu domínio para acessar os dados mais importantes de sua estratégia de SEO.
Por exemplo, é possível saber as principais palavras-chave que aumentam o tráfego do blog, para quais palavras-chave o conteúdo está sendo ranqueado, o custo estimado, considerando o tráfego orgânico, além do número e análise de backlinks.
Majestic SEO
Esta ferramenta se dedica à análise de backlinks, podendo ser utilizada gratuitamente para quem quer analisar o próprio site. Entretanto, se a intenção for avaliar outros domínios, o ideal é assinar com um plano.
Com a Majestic SEO, uma empresa de aluguel de impressora para escritório pode acompanhar algumas métricas interessantes, como o número total de backlinks, domínios de referência, páginas referenciadas e âncoras usadas.
A ferramenta também é responsável por outras métricas essenciais usadas nas estratégias de SEO, ajudando a definir a qualidade do domínio e as prioridades de link building.
Uma dessas métricas é a trust flow, que mostra o nível de confiança de um domínio, e a citation flow, muito usada para calcular o número de citações recebidas pelo site na internet.
Considerações finais
Se uma empresa quiser que seu site institucional tenha um bom posicionamento na internet, precisa investir nas estratégias de SEO. Essas ações otimizam o conteúdo e as páginas para que apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
É um trabalho fundamental e que precisa ser realizado com cuidado, caso contrário o canal corre riscos de ficar mal posicionado e perder boas oportunidades que o aumento no tráfego pode oferecer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.