Existem diversas métricas que costumam moldar o sucesso de uma marca, e sem dúvidas o engajamento está entre elas. Nos dias de hoje, os consumidores têm um comportamento muito mais dinâmico e até mesmo de empoderamento, buscando sempre aquilo que é visto como o melhor para si próprio, antigamente, a relação entre uma empresa e o seu consumidor era vista como apenas venda e compra do produto, mas as coisas mudaram muito na atualidade.
Com essa forma muito mais independente de atuar, os clientes estão muito mais criteriosos e procuram por experiências que vão além de uma simples transação, eles não querem algo comum, querem algo que realmente faça sentido para eles e é aí que entra o engajamento: essa é uma métrica importante justamente por proporcionar a interação dos usuários com a sua marca, fazendo com que ela não só venda seus produtos de maneira direta, mas que também consiga chamar a atenção das pessoas e fazer com que elas contacte o seu negócio com constância.
Hoje, existe uma certa necessidade de criar engajamento, assim como existe em uma obra para efetuar o aluguel de empilhadeira, quanto mais o seu público estiver engajado, mais você entende se suas estratégias estão sendo eficientes, o que as pessoas acham sobre a sua empresa, como elas estão reagindo a determinados conteúdos e por aí vai.
Porém, por mais que você acredite que gerar engajamento seja algo simples, ele não é! Na verdade, é bem mais complicado do que você imagina, e é pensando nisso que nós vamos te ajudar com essa jornada!
No texto de hoje, nós separamos algumas dicas de engajamento que vão fazer você ter um público que de fato, interaja com a sua marca de maneira efetiva, bora descobrir um pouco mais como alcançar esse objetivo? Então vamos lá!
O que é o engajamento?
Engajamento se trata de um conceito que representa a conectividade entre uma empresa e o seu consumidor, ou seja, ele basicamente mostra quando uma corporação e o seu público interagem de forma mais natural, dessa maneira, na teoria, quanto maior for o seu engajamento, mais a sua marca está próxima dos usuários se tornando assim, mais relevante dentro do mercado.
Para mensurar o engajamento, é preciso ter em base o quanto as pessoas interagem com a sua marca, ou seja, quantas curtidas tem em seus posts, os compartilhamentos, os comentários, e por aí vai.
Por mais que pareça uma métrica simples, quanto mais as pessoas estão se comunicando com o seu negócio de barras de pulverizador, mais significa que elas querem manter uma interação e conexão com ele, o que gera uma boa impressão e faz com que a sua empresa se aproxime muito mais do seu público.
Além disso, um engajamento alto também pode representar um bom nível de satisfação, quanto mais as pessoas engajam com a sua marca, mais isso representa que elas gostam dela e que aprovam determinadas escolhas que estão sendo tomadas.
Mas como já citamos acima, aumentar o engajamento pode ser uma tarefa bem mais complicada do que aparenta, abaixo, listamos alguns pontos que podem te ajudar nessa jornada, confira!
Esteja presente em múltiplos canais sempre em atualização
O primeiro passo para engajar é estar presente em diversos canais diferentes dentro da internet, sendo tão flexível quanto uma dobra de chapa, quanto mais você tiver disponível em diferentes formatos, mais as pessoas podem conhecer melhor sobre a sua empresa, ganhar uma certa confiança e interagir com elas em diferentes plataformas.
Cada usuário possui a sua própria preferência de acesso, sendo assim, estar em múltiplos canais também auxilia com que eles possam escolher a melhor plataforma para interagir com a sua marca, e as melhores maneiras de chegar até a sua empresa.
Além de marcar presença, você também deve manter esses canais sempre atualizados, de nada adianta criar uma página em uma rede social se você não nutri-la com conteúdos frequentes, nunca deixe de postar, esteja sempre trabalhando nessa atualização constante para aperfeiçoar suas páginas.
Nunca deixe seu cliente sem resposta
Se tem uma coisa que afasta qualquer usuário de uma empresa é ficar sem respostas, seja a ausência de um conteúdo que poderia sanar as suas dúvidas ou até mesmo um comentário ou uma mensagem que foi totalmente ignorada pela empresa.
Em hipótese alguma faça isso, acredite, quanto mais tempo demorar para obter uma resposta, menor será a vontade das pessoas de interagirem com a sua marca, por tanto, esteja a disposição, crie diferentes canais de atendimento e adicione chatbots para auxiliar na sua jornada.
Responda dúvidas, questionamentos e comentários de forma otimizada e mais rápida possível, além disso, veja as principais dúvidas e procure adicioná-las em seus conteúdos, lembre-se, para ter engajamento é preciso que você também interaja com seu público.
Produza conteúdos realmente bons
Muitas empresas acabam pensando que a produção massiva de conteúdos já é o suficiente para engajar e fazer com que as pessoas engajem com a sua marca, mas as coisas não funcionam bem assim, de nada adianta criar uma postagem falando sobre seu copo de papel biodegradável, se ela for desinteressante, rasa ou sem nenhuma informação relevante.
Se você quer gerar interação, é preciso investir na qualidade, sendo assim, procure produzir conteúdos que sejam realmente bons, que chamem a atenção do seu público, e que façam com que ele procure a sua marca de maneira natural.
Produza conteúdos que tenham uma boa qualidade e uma ótima relevância para aquilo que as pessoas estão procurando, solucionar as dores dos usuários, e busque por algo que mire mais a qualidade do que a quantidade.
Aposte em uma boa interatividade
Nos dias de hoje, os conteúdos não se resumem apenas a textos ou a publicações estáticas nas redes sociais, longe disso, existe uma boa gama de opções que você pode explorar e que com certeza irão incentivar uma boa interatividade entre os usuários e a sua marca.
Busque apostar em conteúdos de diferentes formatos e que sejam de fato, interativos, como enquetes e caixinhas de perguntas nos stories do Instagram, infográficos, calculadora ou outros conteúdos interativos nos blogs e até mesmo, vídeos interativos dentro do Youtube no melhor estilo Black Mirror.
Busque introduzir isso na hora da sua criação, e também não se esqueça de usar os famosos CTAs, eles são essenciais para promover o engajamento, e dar um direcionamento do que o público pode fazer ao consumir seu conteúdo e interagir com ele.
Envie e-mails e use estratégias de contato direto
Por fim, se você quer interação então muitas vezes a resposta é apostar em um contato mais direto,tão direto quanto o furo feito por uma broca para aço, procure enviar e-mails mostrando mais sobre seus novos conteúdos e suas publicações, isso vai fazer com que as pessoas recebam as notícias e realizam as interações de maneira facilitada.
Além dos e-mails, aproveite outras ferramentas como a realização das transmissões ao vivo, ou de conteúdos que realmente tenham essa interatividade praticamente simultânea e um contato mais direto.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do texto, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais