Chegamos a um ponto na atualidade onde a tecnologia se faz cada vez mais presente dentro da nossa rotina, seja dentro do âmbito pessoal ou profissional, usar os recursos tecnológicos que estão ao nosso redor tem se tornado algo comum em nosso cotidiano, ajudando e muito, no aumento da produtividade e na facilitação na execução de tarefas.
Tudo é mais fácil com a tecnologia, seja a realização da instalação de gradil para cerca dentro da sua empresa, ou a simples ação de pedir uma pizza usando um aplicativo para ajudar no processo, tudo ocorre de maneira mais tranquila, sem grandes problemas ou preocupações, e muito disso é devido ao teto que alcançamos atualmente.
A tecnologia hoje é extremamente avançada, desde recursos mais simples como um touch screen ou um escaneamento QR code até o uso da inteligência artificial ou realidade virtual, tudo está muito acelerado, mas será que conseguimos alcançar o teto tecnológico ou temos ainda mais margem para o crescimento?
Bom, no filme de Volta para o Futuro, existiam algumas previsões que ainda não foram concretizadas como carros e skates voadores, tênis ajustáveis e drones passeador de cachorros e drone repórter, mas será que no futuro da tecnologia ainda cabe esse tipo de crescimento?
No texto de hoje, iremos falar um pouco mais sobre o futuro da tecnologia e mais do que isso, quais são as suas possíveis implicações, o que pode acontecer em um futuro próximo, e como o mundo pode mudar ainda mais com o desenvolvimento tecnológico, bora conferir tudo isso agora!
Ainda há margem para crescimento?
Ao pararmos para analisarmos o nosso ponto atual e o vínculo que temos com a tecnologia, a grande dúvida que surge em nossa mente é se, mesmo após tantos recursos ao nosso redor, ainda existe uma margem para o crescimento e desenvolvimento tecnológico.
É claro que fazer previsões sobre o futuro acaba sendo algo impossível, afinal, não sabemos nem sobre o amanhã, quem dirá daqui a 10,20 ou 30 anos, certo? Bom, mas uma coisa é certa, com certeza a tecnologia ainda tem uma boa margem para crescimento.
Basta ver e acompanhar as próximas tendências que nos aguardam em um futuro breve, estamos falando de algo que vai muito além do desenvolvimento de câmara fria para açougue, aqui são tecnologias extremamente evoluídas e que podem causar um impacto ainda maior dentro das nossas vidas.
Tecnologias no futuro, quais as principais?
Existem diversas tecnologias que nós temos que ficar de olho para o futuro, entre as principais, podemos destacar primeiro a chamada hiper-automação, que se baseia na combinação de softwares, machine learning e ferramentas de automação para aperfeiçoar os trabalhos.
Também podemos destacar a própria machine learning e a inteligência artificial, que se baseiam nas evoluções das máquinas para a realização de tarefas automatizadas, tomando decisões e realizando tarefas de maneira automática.
Outro destaque é a coleta, armazenamento e análise de dados, realizada cada vez mais em um sistema em nuvem, com os dados tomando um papel cada vez mais importante nas tomadas de decisão e na execução de tarefas.
Por fim, ainda temos a cibersegurança, e outras tecnologias como o uso de drones para o sistema logístico, a autonomia de veículos, a impressão 3D, a Realidade Aumentada e as energias renováveis.
Como pudemos observar, não são poucas as tecnologias que podem estar presente em um futuro próximo dentro do nosso cotidiano, mas por mais benéfica que elas sejam, podemos nos deparar com algumas possíveis implicações, abaixo, separamos os principais pontos que merecem atenção, confira!
Privacidade
Com a evolução constante da tecnologia, o termo privacidade vai se tornando algo cada vez mais raro dentro do nosso cotidiano, por mais que existam algumas formas de proteger nossos dados como a implementação da LGPD, ter todos os seus dados privados ainda é considerado algo para “poucos”.
Cada vez mais as informações são despejadas dentro da internet, a cada novo acesso, deixamos novos rastros e pegadas virtuais que acabam gerando informações que, na teoria, são fáceis de serem acessadas.
Isso prejudica ainda mais a privacidade, deixando a vida das pessoas como um verdadeiro “livro aberto”, fazendo com que a privacidade dos dados se torne cada vez mais rara, tanto em termos pessoais quanto empresariais, dificultando que uma empresa de climatizador de ar industrial conquiste o seu sigilo de informações.
Acesso a disruptura tecnológica
A tecnologia é algo crucial nas nossas vidas, mas a grande questão que fica é: ela será inclusiva para todos? Muitas tecnologias mais básicas até são aplicadas para grande parte das pessoas, como o acesso à internet e o uso de smartphones, mas enquanto mais desenvolvidas?
Com o passar dos anos, a tendência é o crescimento e a expansão tecnológica cada vez mais frequentes, o que acaba gerando um certo desenvolvimento de muitas ferramentas, e causando um avanço cada vez mais constante.
Isso faz com que a pergunta sobre acesso a disruptura tecnológica entre em pauta, afinal, com tecnologias tão avançadas, será mesmo possível entregar uma tecnologia de qualidade para todas as pessoas de forma igualitária?
Algoritmos enviesados e falta de senso humano
Por melhor que sejam as tecnologias, existe um fator crucial que deve ser considerado: todo o seu desenvolvimento é feito por humanos, sendo assim, quem programa cada algoritmo e cria a tecnologia como conhecemos são pessoas comuns.
Isso faz com que grande influência tecnológica tenha um viés humano repleta de preconceitos, impressões e desconhecimentos, ao mesmo tempo, a busca pelo avanço cria algoritmos enviesados e novos desenvolvimentos tecnológicos cada vez mais com a ausência do senso humano.
Como desenvolver grandes tecnologias que não sejam sugestivas dentro do seu algoritmo e não encarem a falta de sensibilidade no seu desenvolvimento?
Mau uso da tecnologia
Uma frase dita por Elon Musk gerou uma certa intriga nos últimos anos, de acordo com ele: “a inteligência artificial pode nos trazer mais perigos do que a Coreia do Norte”, por mais que ela tenha um tom de piada geopolítica, ela é aplicada justamente para fazermos uma análise dos perigos que a tecnologia pode gerar no nosso dia a dia.
Por mais que o uso desses recursos tecnológicos sejam cruciais para o desenvolvimento de suas rodas para paleteiras, a tecnologia tende a ser perigosa, e conforme o futuro vai chegando, os perigos tendem a aumentar cada vez mais, sendo assim, se colocadas em mãos erradas ou se usadas da forma incorreta, a tecnologia pode passar de uma auxiliar como algo perigoso que atua contra a humanidade.
Vale ficar de olho e evitar que a tecnologia seja usada da maneira errada, voltando sempre para o seu lado positivo e que auxilie as tarefas humanas.
O que achou do texto de hoje? Preparado para encarar o futuro tecnológico? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.