CRM significa Customer Relationship Management, que, traduzida, significa gestão de relacionamento com o cliente. É uma ferramenta muito importante para agrupar e organizar informações sobre os consumidores da empresa.
O sucesso das organizações se baseia nas vendas, mas elas precisam ser bem feitas para que os clientes se sintam satisfeitos com os produtos e serviços e voltem a comprar.
Além disso, o negócio também precisa ter uma boa relação com essas pessoas, mas é necessário administrar e organizar todas as informações sobre elas, pois só assim será possível melhorar o relacionamento.
Qualquer negócio que tenha dificuldades em relação a isso é porque não está usando o recurso que precisa para organizar tudo o que diz respeito a sua carteira de clientes. Em outras palavras, não está utilizando uma boa ferramenta CRM.
Ela pode ser integrada a outros sistemas, como no caso do ERP, facilitando ainda mais a jornada e os processos internos da corporação.
Por se tratar de um assunto importante para negócios de qualquer tamanho e segmento, este artigo vai explicar o conceito de CRM, como criar metas de vendas eficientes e dar algumas dicas para aplicar ao negócio.
O que é CRM?
Compreender o conceito de CRM é muito importante para acertar no tipo de comunicação estabelecida com os clientes e transformar o que a marca vende em uma solução para os problemas das pessoas.
Essa ferramenta foi desenvolvida para agrupar e organizar as informações das pessoas que compram com a empresa. Seu propósito é organizar o processo da gestão de vendas, que costuma ser muito complexo para as organizações.
Como resultado, uma empresa de aluguel de notebook consegue melhorar a experiência do cliente. Isso acontece porque ela vai conhecer melhor as pessoas e entender detalhes sobre sua relação com elas.
Mais do que isso, um bom software CRM também ajuda a entender vários outros aspectos dos compradores, como:
- Comportamentos;
- Tendências;
- Necessidades;
- Problemas.
É assim que a corporação vai construir uma relação positiva com os clientes em curto, médio e longo prazos, além de facilitar a tarefa de aumentar sua satisfação.
Mais do que tecnologia, essa ferramenta é uma metodologia que transforma os resultados, aumenta a fidelidade dos consumidores e deixa os clientes mais satisfeitos.
Como definir boas metas de vendas?
Depois de entender o que é CRM e sua atuação, fica mais fácil aprender a definir boas metas de vendas, e algumas dicas para isso são:
Ter um objetivo claro
A primeira coisa que a empresa deve fazer é descobrir o motivo pelo qual a meta será criada e qual é o crescimento que deseja ao atingir seu propósito.
Um fabricante de persiana pvc sob medida precisa ter essas respostas porque elas dão um direcionamento para criar objetivos e metas desafiadoras e que realmente vão fazer a diferença na hora de expandir o negócio.
Analisar o mercado
Os números estabelecidos só serão alcançados se o mercado estiver a favor da empresa. Em outras palavras, de nada adianta estabelecer metas de vendas e buscar resultados com o time se o ramo de atuação não estiver de acordo.
Com base nisso, antes de definir os números, é importante fazer uma pesquisa e descobrir de que maneira os consumidores estão respondendo aos produtos e serviços oferecidos pela marca.
Analisar os indicadores de vendas
As metas de vendas futuras precisam ser baseadas em resultados já obtidos pela organização, e o propósito disso é vender cada vez mais ou reduzir esse volume.
Mas antes de definir essas metas, a companhia precisa analisar seus indicadores de vendas anteriores e observar períodos que geraram mais ou menos vendas. Esses e outros pontos vão servir como base para a definição.
Considerar a capacidade de entrega
Um despachante cnh suspensa precisa levar em conta a quantidade de vendedores, antes de começar a estabelecer as metas, pois é assim que a companhia vai cumprir o que promete para o time.
Supondo que os vendedores atingiram as metas e prometeram entregar o produto adquirido em até 10 dias, se a organização ainda tiver que fabricar o item, levando em conta o novo volume de pedidos, vai precisar de mais tempo.
Isso quer dizer que a companhia precisa ter capacidade de atender o estabelecido pelas metas, caso contrário vai comprometer sua imagem e a relação com seus clientes.
Mensurar os resultados
Por fim, para estabelecer boas metas de vendas, também é muito importante analisar os resultados obtidos de tempos em tempos e saber se a companhia está atingindo o que se propôs.
A melhor forma de fazer isso é por meio de um CRM de vendas porque ele ajuda a ter uma visão geral sobre a evolução do time e ainda indica pontos positivos e o que precisa ser melhorado ao longo do processo.
Para um fabricante de porta de vidro usar uma ferramenta CRM também é uma forma de otimizar o trabalho da equipe e identificar boas oportunidades de negócios.
Dicas para aplicar ao negócio
Para potencializar ainda mais o uso de uma ferramenta CRM, é interessante investir em algumas outras práticas, tais como:
Analisar a empresa
É necessário iniciar por meio de uma análise que vai identificar o contexto da implementação do CRM e compreender as necessidades do negócio.
É importante saber como é a gestão do relacionamento com o cliente atualmente, os processos que se envolvem, os profissionais relacionados a área, qual é o orçamento para o CRM e se a empresa está preparada para mudar sua cultura empresarial.
Também é importante saber como são os processos do negócio, quais são as características do mercado e quem são os concorrentes.
Se uma empresa de envelopamento automotivo transparente souber responder todas essas perguntas, vai conseguir abranger tanto o ambiente interno quanto o ambiente externo.
Definir a equipe
É necessário determinar qual será a equipe envolvida no trabalho, porque, provavelmente, todos os profissionais do time vão participar do processo de uma forma ou outra.
Isso reforça ainda mais a necessidade de definir as responsabilidades de cada um, principalmente de quem será diretamente comprometido na implementação da estratégia.
Além do mais, a companhia precisa estabelecer níveis de acesso ao sistema durante a etapa de execução.
Escolher a ferramenta
A escolha da ferramenta CRM também precisa estar no planejamento porque a estratégia depende dela. Também existem várias opções no mercado e uma boa escolha precisa que os aspectos anteriores estejam em mente.
Isso significa que é importante conhecer profundamente o negócio, definir os objetivos e saber quais são as necessidades e orçamento.
Um fabricante de toldos e coberturas precisa considerar que a ferramenta deve atender o negócio, possibilitando integrações com outros sistemas, personalização, boa capacidade de armazenamento de dados, geração de relatórios e acessibilidade.
É interessante que a corporação investigue aspectos como confiabilidade e qualidade no atendimento prestado pelo fornecedor do software.
Configurar a ferramenta
Ao implementar a ferramenta, é necessário usar todas as informações dos passos anteriores para configurá-la, visto que traz várias opções de customização para atender exatamente aquilo que a empresa precisa.
Por meio do mapeamento de processos e da definição da equipe envolvida, fica mais fácil inserir as informações do sistema e saber quais são as atividades de cada usuário.
Supondo que um fornecedor de pão de queijo com requeijão cremoso vá utilizá-la para o suporte ao cliente, é muito importante definir o caminho que essa mensagem vai percorrer, quem vai atendê-lo, as ofertas emitidas, entre outras questões.
Trata-se de uma etapa que pode precisar muito do suporte por parte do fornecedor porque ele vai guiar a configuração e a customização do sistema, além de ajudar na migração de dados presentes em ferramentas anteriores.
Analisar os KPIs
Durante a etapa de planejamento, a companhia vai definir algumas metas e os indicadores de sua estratégia, e este é o momento de analisá-los.
Supondo que a organização tenha selecionado o custo de aquisição de clientes como um de seus KPI, então precisa avaliar esse resultado para descobrir se a meta foi alcançada, de acordo com o que foi proposto.
Tendo como base esse e outros indicadores, uma empresa de cartão pvc com chip vai identificar as oportunidades de utilização que vão ajudá-la a alcançar os resultados esperados ou melhorá-los.
Considerações finais
O uso de ferramentas CRM coloca o consumidor no foco das estratégias da empresa e isso faz com que os resultados melhorem consideravelmente.
A companhia consegue proporcionar experiências positivas, aumenta a satisfação da marca, melhora a produtividade da equipe e traz inteligência para as estratégias, além de muitos outros benefícios.
Seguindo as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil utilizar esse software e aproveitar todo o seu potencial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.