CRM

CRM significa Customer Relationship Management, que, traduzida, significa gestão de relacionamento com o cliente. É uma ferramenta muito importante para agrupar e organizar informações sobre os consumidores da empresa.

O sucesso das organizações se baseia nas vendas, mas elas precisam ser bem feitas para que os clientes se sintam satisfeitos com os produtos e serviços e voltem a comprar.

Além disso, o negócio também precisa ter uma boa relação com essas pessoas, mas é necessário administrar e organizar todas as informações sobre elas, pois só assim será possível melhorar o relacionamento.

Qualquer negócio que tenha dificuldades em relação a isso é porque não está usando o recurso que precisa para organizar tudo o que diz respeito a sua carteira de clientes. Em outras palavras, não está utilizando uma boa ferramenta CRM.

Ela pode ser integrada a outros sistemas, como no caso do ERP, facilitando ainda mais a jornada e os processos internos da corporação.

Por se tratar de um assunto importante para negócios de qualquer tamanho e segmento, este artigo vai explicar o conceito de CRM, como criar metas de vendas eficientes e dar algumas dicas para aplicar ao negócio.

O que é CRM?

Compreender o conceito de CRM é muito importante para acertar no tipo de comunicação estabelecida com os clientes e transformar o que a marca vende em uma solução para os problemas das pessoas.

Essa ferramenta foi desenvolvida para agrupar e organizar as informações das pessoas que compram com a empresa. Seu propósito é organizar o processo da gestão de vendas, que costuma ser muito complexo para as organizações.

Como resultado, uma empresa de aluguel de notebook consegue melhorar a experiência do cliente. Isso acontece porque ela vai conhecer melhor as pessoas e entender detalhes sobre sua relação com elas.

Mais do que isso, um bom software CRM também ajuda a entender vários outros aspectos dos compradores, como:

  • Comportamentos;
  • Tendências;
  • Necessidades;
  • Problemas.

É assim que a corporação vai construir uma relação positiva com os clientes em curto, médio e longo prazos, além de facilitar a tarefa de aumentar sua satisfação.

Mais do que tecnologia, essa ferramenta é uma metodologia que transforma os resultados, aumenta a fidelidade dos consumidores e deixa os clientes mais satisfeitos.

Como definir boas metas de vendas?

Depois de entender o que é CRM e sua atuação, fica mais fácil aprender a definir boas metas de vendas, e algumas dicas para isso são:

Ter um objetivo claro

A primeira coisa que a empresa deve fazer é descobrir o motivo pelo qual a meta será criada e qual é o crescimento que deseja ao atingir seu propósito.

Um fabricante de persiana pvc sob medida precisa ter essas respostas porque elas dão um direcionamento para criar objetivos e metas desafiadoras e que realmente vão fazer a diferença na hora de expandir o negócio.

Analisar o mercado

Os números estabelecidos só serão alcançados se o mercado estiver a favor da empresa. Em outras palavras, de nada adianta estabelecer metas de vendas e buscar resultados com o time se o ramo de atuação não estiver de acordo.

Com base nisso, antes de definir os números, é importante fazer uma pesquisa e descobrir de que maneira os consumidores estão respondendo aos produtos e serviços oferecidos pela marca.

Analisar os indicadores de vendas

As metas de vendas futuras precisam ser baseadas em resultados já obtidos pela organização, e o propósito disso é vender cada vez mais ou reduzir esse volume.

Mas antes de definir essas metas, a companhia precisa analisar seus indicadores de vendas anteriores e observar períodos que geraram mais ou menos vendas. Esses e outros pontos vão servir como base para a definição.

Considerar a capacidade de entrega

Um despachante cnh suspensa precisa levar em conta a quantidade de vendedores, antes de começar a estabelecer as metas, pois é assim que a companhia vai cumprir o que promete para o time.

Supondo que os vendedores atingiram as metas e prometeram entregar o produto adquirido em até 10 dias, se a organização ainda tiver que fabricar o item, levando em conta o novo volume de pedidos, vai precisar de mais tempo.

Isso quer dizer que a companhia precisa ter capacidade de atender o estabelecido pelas metas, caso contrário vai comprometer sua imagem e a relação com seus clientes.

Mensurar os resultados

Por fim, para estabelecer boas metas de vendas, também é muito importante analisar os resultados obtidos de tempos em tempos e saber se a companhia está atingindo o que se propôs.

A melhor forma de fazer isso é por meio de um CRM de vendas porque ele ajuda a ter uma visão geral sobre a evolução do time e ainda indica pontos positivos e o que precisa ser melhorado ao longo do processo.

Para um fabricante de porta de vidro usar uma ferramenta CRM também é uma forma de otimizar o trabalho da equipe e identificar boas oportunidades de negócios.

Dicas para aplicar ao negócio

Para potencializar ainda mais o uso de uma ferramenta CRM, é interessante investir em algumas outras práticas, tais como:

Analisar a empresa

É necessário iniciar por meio de uma análise que vai identificar o contexto da implementação do CRM e compreender as necessidades do negócio.

É importante saber como é a gestão do relacionamento com o cliente atualmente, os processos que se envolvem, os profissionais relacionados a área, qual é o orçamento para o CRM e se a empresa está preparada para mudar sua cultura empresarial.

Também é importante saber como são os processos do negócio, quais são as características do mercado e quem são os concorrentes.

Se uma empresa de envelopamento automotivo transparente souber responder todas essas perguntas, vai conseguir abranger tanto o ambiente interno quanto o ambiente externo.

Definir a equipe

É necessário determinar qual será a equipe envolvida no trabalho, porque, provavelmente, todos os profissionais do time vão participar do processo de uma forma ou outra.

Isso reforça ainda mais a necessidade de definir as responsabilidades de cada um, principalmente de quem será diretamente comprometido na implementação da estratégia.

Além do mais, a companhia precisa estabelecer níveis de acesso ao sistema durante a etapa de execução.

Escolher a ferramenta

A escolha da ferramenta CRM também precisa estar no planejamento porque a estratégia depende dela. Também existem várias opções no mercado e uma boa escolha precisa que os aspectos anteriores estejam em mente.

Isso significa que é importante conhecer profundamente o negócio, definir os objetivos e saber quais são as necessidades e orçamento.

Um fabricante de toldos e coberturas precisa considerar que a ferramenta deve atender o negócio, possibilitando integrações com outros sistemas, personalização, boa capacidade de armazenamento de dados, geração de relatórios e acessibilidade.

É interessante que a corporação investigue aspectos como confiabilidade e qualidade no atendimento prestado pelo fornecedor do software.

Configurar a ferramenta

Ao implementar a ferramenta, é necessário usar todas as informações dos passos anteriores para configurá-la, visto que traz várias opções de customização para atender exatamente aquilo que a empresa precisa.

Por meio do mapeamento de processos e da definição da equipe envolvida, fica mais fácil inserir as informações do sistema e saber quais são as atividades de cada usuário.

Supondo que um fornecedor de pão de queijo com requeijão cremoso vá utilizá-la para o suporte ao cliente, é muito importante definir o caminho que essa mensagem vai percorrer, quem vai atendê-lo, as ofertas emitidas, entre outras questões.

Trata-se de uma etapa que pode precisar muito do suporte por parte do fornecedor porque ele vai guiar a configuração e a customização do sistema, além de ajudar na migração de dados presentes em ferramentas anteriores.

Analisar os KPIs

Durante a etapa de planejamento, a companhia vai definir algumas metas e os indicadores de sua estratégia, e este é o momento de analisá-los.

Supondo que a organização tenha selecionado o custo de aquisição de clientes como um de seus KPI, então precisa avaliar esse resultado para descobrir se a meta foi alcançada, de acordo com o que foi proposto.

Tendo como base esse e outros indicadores, uma empresa de cartão pvc com chip vai identificar as oportunidades de utilização que vão ajudá-la a alcançar os resultados esperados ou melhorá-los.

Considerações finais

O uso de ferramentas CRM coloca o consumidor no foco das estratégias da empresa e isso faz com que os resultados melhorem consideravelmente.

A companhia consegue proporcionar experiências positivas, aumenta a satisfação da marca, melhora a produtividade da equipe e traz inteligência para as estratégias, além de muitos outros benefícios.

Seguindo as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil utilizar esse software e aproveitar todo o seu potencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.