Dentro do universo da saúde bucal, existem diversas doenças genéticas que podem acometer os indivíduos. Por conta disso, é sempre importante frequentar o dentista para realizar uma análise da sua boca de uma forma completa.
As doenças que podem surgir dentro da cavidade bucal são muitas e extremamente complexas. Entretanto, o que poucos sabem é que dentre essas enfermidades, existe uma relação entre elas que pode ser mencionada.
Então, antes de pesquisar sobre a lente de contato dental durabilidade, é preciso entender um pouco mais sobre quais são essas doenças bucais que podem surgir por um fator genético.
Desse modo, caso queira entender um pouco mais sobre essas doenças genéticas, os principais prejuízos para a saúde bucal, é só continuar a leitura.
Qual a relação das doenças bucais com a hereditariedade?
Antes de mais nada, é preciso entender a diferença entre as doenças bucais que vêm pela genética e as que surgem pela hereditariedade.
As enfermidades bucais surgidas a partir da genética são aquelas que começam desde o nascimento e costumam ser crônicas, isso por te acompanhar pelo resto da vida.
Já as hereditárias são aquelas que surgem por meio de hábitos ruins ou costumes das famílias. Basicamente, é algo muito mais institucional e você vai aprendendo, de uma forma até mesmo inconsciente e que vai sendo repetido ao longo da sua vida.
Em resumo, funciona da seguinte forma: doenças hereditárias são surgidas por meio de alguns hábitos ruins que vêm da família de uma maneira sem notar, enquanto as que são genéticas vem do seu nascimento e vão para o resto da sua vida.
Para entender um pouco melhor sobre isso, é como se as doenças hereditárias fossem doenças bucais, como a periodontite e cárie que vem por conta de uma escovação incorreta, mas que já foi ensinada dessa forma.
Vale ressaltar que a cárie é uma doença grave e que se não for bem cuidada, logo em seu surgimento pode até mesmo causar a perda dos elementos dentários. Caso isso ocorra, será preciso pesquisar por um implante dentário quanto custa.
Além disso, existem outras questões que podem surgir pela hereditariedade, como por exemplo:
- Cárie;
- Genética;
- Periodontite;
- Dentes amarelados;
- Entre outras.
No geral, toda e qualquer doença surgida por maus hábitos que foram ensinados dessa maneira e que o indivíduo adquiriu por ter aprendido assim, são consideradas enfermidades hereditárias.
Determinadas doenças acabam afetando a estética dos dentes, sendo necessário uma lente de contato dental.
No entanto, existem as doenças genéticas que surgem desde o nascimento, e para isso, é preciso sempre procurar um dentista de bebê, para os sintomas serem notados desde cedo.
Dessa forma, as doenças que podem surgir geneticamente, como por exemplo:
- Câncer bucal;
- Agenesia (falta dos dentes);
- Fenda de palato (o céu da boca aberto);
- Dentes amarelados.
Entretanto, é válido ressaltar que essas doenças são genéticas, mas não é porque obrigatoriamente que um familiar seu adquiriu que todos nascidos a partir disso terão.
Por conta disso, existe a importância de sempre visitar um profissional para o acompanhamento de todos os sintomas, podendo ser até mesmo um dentista especialista em canal.
Outro ponto válido de ser ressaltado é que alguns dos sinais dessas doenças são demonstrados na boca, como é o caso dos dentes amarelados ou o câncer bucal que surgem manchas pela língua e diversas outras partes dessa região.
No geral, o fundamental é sempre procurar um profissional dentista para a verificação de qualquer sintoma ou sinal para que assim, não ocorra nenhum tipo de surpresa negativa, até mesmo para realizar a aplicação de facetas e lentes de contato.
Como evitar e tratar os problemas bucais
Antes de mais nada, a dica mais importante é procurar um profissional dentista para a avaliação de qualquer sintoma. A melhor maneira de tratar é prevenir, tudo isso através das visitas frequentes aos consultórios.
Vale lembrar que esses consultórios podem ser até por meio de pesquisas, como aparelho de dente invisível ou qualquer outro tipo de especialidade. O importante é sempre procurar dentistas de qualidade em diversos serviços.
Outra dica importante é manter uma rotina de higienização completa, com o processo de escovação, usando o fio dental e até mesmo o enxaguante bucal. O fundamental é sempre manter essa rotina no mínimo 3 vezes, com um foco especial no pós-refeição.
Além disso, a alimentação também é um fator importante para o mantimento de uma boa saúde bucal. O ideal é sempre evitar comidas muito ácidas ou com bastante quantidade de açúcar.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.