Google Ads se trata de uma ferramenta usada para a criação de anúncios dos mais diversos segmentos de produtos e serviços, onde esses anúncios podem ser feitos em diversos formatos.
Inclusive, as empresas anunciantes podem visualizar as métricas dos anúncios e páginas para terem insights dos resultados e melhorarem a performance quando for necessário.
É empregado por corporações dos mais diversos setores, desde uma empresa de limpeza condominial, há grandes multinacionais para aumentar sua visibilidade e atingir um número maior de usuários.
Além disso, as campanhas podem ser implementadas em aplicativos e sites parceiros. A criação de campanhas somente necessita de uma conta Google e, a partir disso, as empresas já podem começar a utilizar a ferramenta para obter resultados.
Para exemplificar, um anunciante de lavagem de almofadas a seco pode investir em marketing digital e escolher o Google Ads como principal fonte de investimento para captar clientes para aumentar as vendas do seu negócio impactando o público-alvo correto.
O investimento nessas estratégias é cada vez mais fundamental, já que os consumidores buscam primeiro achar produtos e serviços dos quais estão interessados através de pesquisas no Google e, assim, estar presente nas primeiras páginas é essencial.
Isso é ainda mais fundamental para empresas que atuam com serviço de impermeabilização de paredes, por se tratar de um serviço tão específico, é preciso captar clientes que já tenham consciência do que desejam e assim ver diretamente a eles.
Em que consiste o Google Ads?
Devido ao fato de o Google se tratar de uma plataforma que as empresas criem, organizem e exibam anúncios digitais sobre os mais diversos produtos e serviços que são mostrados no topo dos resultados de pesquisa das páginas.
Esses anúncios podem ser dos mais variados produtos e serviços, onde negócios anunciam para os públicos mais qualificados e que de fato estão buscando por aquela determinada solução.
Organizações de diversos segmentos, como um especialista em talão de ordem de serviço, podem anunciar com o Google Ads, é por causa disso que a ferramenta é considerada a principal fonte de receita do Google.
A plataforma funciona com um modelo pré-pago, o que significa que as empresas anunciantes determinam o valor que desejam gastar com os cliques e por quanto tempo. Dessa forma, o buscador desconta o valor do cartão de crédito ou boleto bancário.
Para fazer os anúncios funcionarem, as empresas devem reunir uma lista de palavras-chave que sejam condizentes com as soluções que oferecem, dessa forma, quando usuário pesquisar um item, encontrará o anúncio relacionado.
Mesmo as empresas que vendem serviços como calibração de instrumentos industriais podem aparecer nos resultados de pesquisa por meio de anúncios bem segmentados e que impactam os públicos corretos.
O que determina o posicionamento do anúncio no buscador é o valor do investimento com base no máximo que o anunciante está disposto a pagar por cada clique, bem como a qualidade do anúncio.
A taxa só será deduzida quando o usuário realmente clicar no anúncio, sendo assim, uma empresa que vende até mesmo produtos específicos como nobreak senoidal engetron, conseguem ter resultado.
Vantagens do Google Ads
Uma empresa tem várias vantagens ao utilizar esta plataforma para fazer os anúncios de seu negócio e escalar as vendas de forma consistente. Esses são:
- A criação de anúncios em vários formatos;
- Controle das palavras-chave usadas;
- Decidir quanto gastar por cada clique;
- Campanhas com maior performance;
- Segmentação de público bem mais precisa.
Dentre esses benefícios citados, é preciso enfatizar que através do Google Ads as empresas anunciantes têm controle total dos anúncios que são criados. A escolha de formato de anúncio, título, texto, URL e palavras-chave permite segmentações diversas.
A plataforma ainda permite a customização de URL para que as empresas personalizem as ofertas, além da possibilidade de direcionar o usuário para páginas específicas.
Para se ter uma ideia, uma companhia que realiza projetos de cozinha sob medida em L, pode aumentar os leads apenas escolhendo uma página adequada, criando um anúncio relevante e estimar o número de cliques que o anúncio deverá receber.
Esses componentes compõem o índice de qualidade, e o valor que a empresa receberá pela campanha é determinado por ele. Quanto mais caro o produto, menos a empresa terá de gastar para ter sucesso.
Outra abordagem é estabelecer um limite diário de gastos, o que fará com que o Google exiba anúncios ao longo do dia, e não apenas em determinados horários.
Uma das formas mais eficazes de gerar leads é por meio de campanhas publicitárias pagas, e o Google vale a pena porque é a plataforma mais popular e a organização só paga quando alguém clica no anúncio.
Com isso, as empresas têm a capacidade de realizar o monitoramento à distância das campanhas e controlar o quanto gastam com as campanhas criadas, podendo aumentar ou diminuir o investimento quando desejarem.
Além disso, outro aspecto interessante é quantificar os resultados através das métricas oferecidas pelo Google, que são bem variadas, e permitem que os anunciantes examinem os dados e informações para melhorar o desempenho das campanhas.
Isso quer dizer que os anunciantes podem considerar o que é realmente relevante para a campanhas e isso facilita a melhoria e maximiza o retorno sobre o investimento feito, gerando resultados melhores.
Por fim, com a criação das campanhas os anunciantes podem apontar qual página de um site ou até mesmo realizar a criação de uma página de vendas para direcionar os usuários para essa página e convertê-los.
Um exemplo disso é o objetivo mais comum de todo negócio, aumentar as vendas, dessa forma, é crucial que o anúncio seja interessante o suficiente para que os usuários interessados cliquem no link e cheguem até a próxima etapa do funil de conversão.
Razões para investir no Google Ads
A função dinâmica do buscador Google é fornecer informações sobre seus produtos ou serviços para as pessoas que os procuram.
Ele faz isso usando cookies e palavras-chave que, como dissemos, ajudam a determinar quando e onde os anúncios são exibidos.
Sendo assim, o Google ainda melhora a experiência do usuário enquanto aumenta as oportunidades de vendas, mas ainda existem alguns outros bons motivos para investir no Google Ads.
1. Melhor custo-benefício
A principal ação das empresas é investir no Google Ads por se tratar de uma ferramenta com custo-beneficio e controle de orçamento financeiro.
Já que não existe valor mínimo para ser anunciado, as empresas podem começar com pouco e conforme forem escalando, aumentam o investimento para conseguir mais leads.
2. Maior poder de segmentação
Todos os anúncios criados no Google Ads são bem direcionados e quando o anunciante cria suas campanhas, podem segmentar os públicos mais adequados.
Assim, quando criam uma estratégia, podem definir para qual tipo de público ela será exibida através do direcionamento detalhado.
Independente de qual seja o produto ou serviço, sempre existirá um público que procura justamente aquela solução oferecida, dessa forma, as empresas só têm a ganhar em anunciar no Google.
3. Melhora o retorno sobre os investimentos
Se o anúncio for bem construído e divulgado da forma correta, a marca poderá ganhar notoriedade e consequentemente mais tráfego para o site. E já que o anunciante só paga quando os usuários clicam nos anúncios, isso ajuda no retorno sobre o investimento.
Mesmo pagando uma taxa ao Google, a empresa que anuncia sai ganhando, pois os visitantes podem ser convertidos em clientes.
4. Formatos de anúncio variados
A possibilidade de criar anúncios nos mais diferentes formatos ajudam as empresas a se destacarem nas outras na hora de anunciar nessa plataforma.
É possível criar banners, fazer remarketing, usar o Google Shopping e até criar propagandas em vídeo para serem exibidas no YouTube Ads, que é parte integrante do Google Ads, e assim obter resultados.
5. Resultados mais frequentes
Uma das grandes vantagens das ferramentas do Google é saber quantas pessoas viram seu anúncio. Com isso, é possível aprimorar as estratégias analisando os perfis dos clientes mais relevantes para a campanha.
Além disso, o anúncio que oferece mais resultados provavelmente será sua principal prioridade. Quem tiver desempenho abaixo do esperado poderá passar por alguns testes até conseguir atrair o público desejado.
Considerações finais
O Google Ads é uma das melhores formas de empresas começarem a escalar as operações de vendas pois essa plataforma está diretamente integrada ao maior mecanismo de busca do mundo, com isso, a visibilidade que um negócio pode conseguir é gigante.
Quando as marcas se tornam presentes no dia a dia das pessoas que se interessam pelas soluções, produtos e serviços oferecidos, elas passam a comprar, aumentando, assim, os resultados e trazendo retornos altíssimos para as empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.