Dicas para você reduzir riscos de fraudes em suas compras na internet. Confira!
Fazer compras online tornou- se um hábito de muitos brasileiros. Depois da pandemia, os e-commerces observaram um aumento expressivo na busca por produtos online. Além de aproveitar os benefícios dos sites de desconto, os clientes começaram a perceber as inúmeras vantagens dessa modalidade.
Porém, antes de concluir uma compra online, é superimportante ficar atento às tentativas de fraude. Infelizmente, os fraudadores são um fator de risco a ser considerado.
As compras online, de forma geral, são seguras, mas isso não significa que o consumidor pode deixar de prestar atenção a alguns cuidados antes de inserir os seus dados do cartão e concluir a compra — principalmente em sites de empresas desconhecidas.
1. O e-commerce disponibiliza as informações exigidas por lei?
A primeira pergunta que você precisa responder é se o site no qual você pretende comprar cumpre os requisitos exigidos em lei.
De acordo com o Decreto 7.962/2013, os sites precisam apresentar, em local de fácil visualização, as seguintes informações:
- nome da empresa;
- CNPJ da empresa ou CPF do vendedor;
- endereço físico e eletrônico da empresa; e,
- informações de contato.
Além disso, as lojas virtuais são obrigadas, por lei, a informar as características dos produtos comercializados, as modalidades de pagamento oferecidas e o prazo para entrega.
Todos os custos da compra devem ser discriminados separadamente: valor do produto, valor da entrega e eventuais custos adicionais. Se a página do e-commerce que você está visitando não cumpre com requisitos básicos, é um sinal de que algo pode estar errado.
2. A situação cadastral da empresa é regular?
Você passou a primeira etapa e viu que a empresa informa o CNPJ no site. Uma dica que pode ser útil é consultar o CNPJ informado no site da Receita Federal.
Essa funcionalidade está disponível gratuitamente e é recomendada quando um consumidor vai fazer uma compra online em uma loja que não conhece. Na pesquisa, você consegue verificar a situação do cadastro dessa empresa junto à Receita Federal, bem como a eventual existência de irregularidades.
3. A URL do site é confiável?
Outra dica de ouro para quem quer fazer compras online em um site novo e desconhecido é verificar a URL. A URL pode ajudar a conferir se aquele site é confiável. Muitas páginas criadas por fraudadores usam domínios parecidos com os utilizados por lojas e marcas conhecidas, trocando apenas algumas letras e induzindo os consumidores ao erro.
Por isso, antes de comprar, confira no navegador se o site apresenta o HTTPS acompanhado de um ícone em formato de cadeado ao lado do endereço da loja. Essas duas verificações confirmam que a página é segura.
Se você ainda tiver dúvida, é possível fazer uma consulta adicional no site registro.br. Nele, você consegue verificar se o domínio do site é autêntico. A pesquisa é simples, basta acessar o site no link informado, copiar a URL do e-commerce que você deseja investigar e selecionar a lupa.
A pesquisa vai revelar o histórico da página e se ela foi criada recentemente ou não. São informações que ajudam a formar uma opinião sobre a credibilidade do e-commerce. De forma geral, essas pesquisas devem ser feitas apenas no caso de compra em sites desconhecidos.
4. Qual é a reputação da empresa?
Por falar em credibilidade, a reputação da empresa é outro ponto-chave na hora de avaliar se a compra é segura. Hoje, os consumidores têm acesso a inúmeras funcionalidades quando se fala em pesquisas de opinião sobre empresas. O Reclame Aqui é um site amplamente conhecido, que apresenta notas de reputação das lojas baseadas na experiência dos consumidores.
Além do Reclame Aqui, você pode pesquisar os comentários em posts nas redes sociais da empresa e até em ferramentas de pesquisa, como o Google.
Assim, com precaução, é possível aumentar a proteção dos seus dados e garantir compras mais tranquilas na internet.
E não se esqueça de aproveitar os benefícios de ofertas e cupons de desconto que ajudam a trazer uma economia extra em suas compras online. Antes de encerrar uma compra, verifique em sites especializados a existência de cupons de desconto ativos.