marketing

Planejar adequadamente o Marketing em uma empresa, seja qual for a estratégia utilizada, serve como ferramenta para impulsionar os negócios, e essa maneira de trabalhar já não é mais uma novidade. 

No cenário atual a presença digital é de suma importância, bem diferente dos tempos antigos, em que as estratégias de publicidade eram feitas tradicionalmente, com a distribuição de folders sobre box sanfonado vidro

Hoje, o marketing é bem diferente e, para atingir mais clientes ou alavancar o número de clientes e rendimento nas vendas, são utilizados vários tipos, e isso não significa que as formas mais antigas não valham a pena. 

As empresas buscam expansão, reconhecimento e uma boa imagem no mercado, e relacionar-se mais adequadamente com o público é fundamental, porque, dessa forma, não apenas o atendimento se torna qualificado, mas também se abrem novas oportunidades.

Marketing: o que é e o seu conceito

É uma estratégia que as instituições usam para se comunicarem com a audiência, distribuindo informações que agreguem valor ao que ela procura, oferecendo soluções criativas para todas as necessidades que surgem. 

Quando os produtos e serviços são criativos, são capazes de prender a atenção e atrair parceiros que possam compartilhar experiências no içamento de cargas com segurança, e nesse sentido, a empresa pode se direcionar mais adequadamente nos negócios. 

A capacidade de uma comunicação mais persuasiva, direta e clara, sem rodeios, acaba trazendo mais confiança ao consumidor no momento de ele realizar compras. É bem mais fácil vender para aquele que já conhece a empresa (valores e missões). 

A importância do Marketing para as empresas

O marketing pode produzir ótimos resultados e colocar o negócio em um patamar diferente em relação à concorrência. Ele é importante a várias vertentes, independentemente do nicho de atuação e o porte da empresa, tais como:  

  • Melhorar e otimizar o relacionamento com os clientes; 
  • Fideliza os clientes; 
  • Ajuda a construção de uma marca; 
  • Impulsiona as vendas de corrimão com cabo de aço
  • Gera sensação de pertencimento; 
  • Auxilia a tomada de decisões internas; 
  • Diferencia a empresa junto a concorrência; 
  • Cria mais possibilidades de entrada financeira. 

Por meio do marketing é possível fidelizar o cliente, causando-lhe uma sensação de pertencimento. Ou seja: ele acaba por se sentir como membro de uma família, onde todas as dúvidas podem ser solucionadas, desde que o relacionamento seja saudável. 

Envolver um consumidor de tapete de sinalização para extintor não significa apenas vender mais, mas, também, ter a capacidade de o fidelizar, para que a procura por este produto seja mais assídua, procura a qual, à frente, obviamente, vai formalizar mais vendas. 

E, nesse sentido, melhorar a experiência do cliente é fundamental em um negócio. O ganho é para ambos, e, por essa razão, investir em vídeos, em blogs e nas redes sociais são estratégias que resultam em bons resultados.  

Todo empreendedor sabe que fortalecer uma marca de rack para servidor torre exige muito trabalho, pois existem várias no mercado, porém, nem todas acabam sendo adequadas quanto ao preço, por exemplo.  

Aumentando o marketing, não apenas o lucro é maior, mas coloca a empresa em evidência e, durante uma pesquisa, o Google vai apontar a mais significativa, dentro das métricas que o mesmo utiliza para esta análise. 

Tipos de marketing: quais são?

O marketing está em constante evolução, para que possa acompanhar as novas tendências e o comportamento do consumidor, que mais do que nunca está exigente nas escolhas de produtos e serviços. 

Para cada tipo de negócio existe um marketing adequado aos objetivos da empresa, desde a venda de uniforme executivo masculino, até a fidelização, manutenção dos clientes já existentes na base de dados ou o aumento dos mesmos. Alguns deles são: 

  • Marketing Tradicional; 
  • Marketing Digital; 
  • Outbound Marketing; 
  • Inbound Marketing; 
  • Marketing de Conteúdo; 
  • Marketing de Relacionamento; 
  • Marketing de Guerrilha; 
  • Mobile Marketing; 
  • Vídeo Marketing. 

Quando o produto tem mais publicidade, a curiosidade dos consumidores desperta mais e faz com que eles procurem por soluções assertivas que se adequem às necessidades e desejos de consumo e para isso os produtos e serviços devem ser de qualidade.   

As ferramentas de marketing são essenciais nas empresas, e abaixo estão selecionadas algumas muito importantes para o desenvolvimento dos negócios:  

  • Benchmarking; 
  • Servqual; 
  • CRM (Customer Relationship Management); 
  • Swot; 
  • Segmentação de mercado; 
  • Pesquisas de marketing; 
  • Help Scout; 
  • Sales force. 

A competição no mercado é alta e alcançar uma fatia do público entregando ofertas irresistíveis para o consumidor, por meio de preços atrativos, por exemplo, não apenas ajuda a empresa a atrair clientes, como possibilita um melhor conhecimento destes.  

O Servqual, por exemplo, é uma ferramenta que pode mensurar a qualidade do serviço oferecido, através da percepção do cliente que efetuou uma compra do sistema cftv wifi e ela pode ser aplicada por meio de um questionário, onde os critérios são avaliados.    

As pesquisas de marketing identificam as oportunidades de negócios, geram leads e ajudam no Benchmarking, uma estratégia que avalia a empresa diante da concorrência, para que a organização possa aperfeiçoar os métodos de marketing aplicados.  

Dicas para aplicar o Marketing na empresa

Trabalho incessante e foco é o que toda empresa precisa ter. Sem o marketing, é impossível atingir os objetivos. Abaixo, seguem-se dicas para aplicá-lo na empresa para obter grandes resultados ao longo do tempo: 

  • Marcar a presença nas mídias sociais; 
  • Analisar o comportamento da concorrência; 
  • Mostrar os diferenciais; 
  • Montar um plano de marketing prático; 
  • Construir uma imagem sólida; 
  • Atender bem o cliente; 
  • Fazer vídeos e postar no Youtube; 
  • Usar criatividade na produção de conteúdo; 
  • Mandar e-mails bem escritos. 

A equipe comercial é item importante, pois são os vendedores que mantém contato constante com os prospects e que sabem identificar as dores e necessidades de cada um deles. 

Portanto, integrar a área de marketing com a de vendas (smarketing) é estratégico e a qualidade do conteúdo passa a ser maior, gerando mais leads qualificados e maduros para comprar madeira serrada de pinus

É preciso construir um planejamento de marketing prático. Para facilitar, monta-se um cronograma para a equipe, com datas e responsabilidades específicas.

Benefícios ao aplicar o Marketing

São diversos os benefícios auferidos na empresa quando ela aposta nas estratégias de marketing, de entre os quais são destacados alguns na lista abaixo: 

  • Gera engajamento das pessoas nas redes sociais; 
  • Incrementa às oportunidades de vendas; 
  • Alavanca o acesso dos consumidores no site; 
  • Conquista e permite fidelizar o cliente; 
  • Aumenta o poder competitivo; 
  • As negociações de preços são mais assertivas; 
  • A marca ganha autoridade no mercado; 
  • A empresa ganha notoriedade; 
  • Fortalece o relacionamento e a confiança com os consumidores. 

Marketing tradicional ou não, o importante é que todas as estratégias voltadas para propagandas e publicidade deve ter sempre como foco o cliente, pois é através dele que a empresa se sustenta e pode sobreviver por muito mais tempo. 

Vender mais é um dos objetivos, aumentar a base de clientes é essencial, conquistar o consumidor é tarefa árdua, mas vale a pena investir em tudo isso. 

Considerações finais

O planejamento de marketing, entre todas as estratégias aqui apresentadas, é ferramenta essencial para o crescimento dos negócios dentro da empresa. O caminho a esse sentido é longo e exige esforço por parte dos colaboradores na área. 

Manter o time unido, trabalhando nos mesmos objetivos, produz um retorno financeiro positivo, como também perfaz muitos benefícios, como os elencados anteriormente. Iniciar o Marketing Digital, hoje tão necessário, é um identificador de maiores negociações. 

Há de se ter paciência para colher os frutos. Por isso, é importante executar as estratégias com cuidado e senso de observação apurada, acompanhando as novas ferramentas que possam surgir, pois marketing é movimento contínuo. 

Consolidando a presença online, a audiência cresce e os retornos aparecem aos poucos. Portanto, ofereça sempre produtos e serviços de qualidade, pesquise a forma como a concorrência tem abordado os clientes e nunca perca a qualidade no atendimento. 

Ser bem atendido é parte fundamental. Todo cliente gosta de se sentir acolhido e respeitado quando tem alguma dúvida ou precisa de apoio nas informações daquilo que pretende adquirir.  

Como abordado anteriormente o consumidor passou a ser muito mais exigente e não aceita qualquer coisa e muitas vezes prefere até pagar mais, desde que perceba que a aquisição vai de encontro ao que ele pretende. 

Deve-se manter um bom relacionamento, dar espaço para o cliente demonstrar as opiniões e considerar as críticas, se elas ocorrerem, como impulso para reformular o que pode não estar dando certo.  

É por meio dos ajustes que a empresa consegue caminhar melhor, mantendo a sobrevivência dos negócios por muito mais tempo.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.