Em um mercado cada vez mais competitivo, cada detalhe faz toda a diferença, e pode ser essencial para que uma empresa melhore seus resultados e amplifique os seus ganhos. Nesse contexto, não existe nada mais efetivo do que buscar entender as opiniões do público-alvo e saber exatamente o que elas querem e esperam da sua marca.
Por mais que você acredite estar se saindo bem e está fornecendo da maneira correta, a opinião que conta no final é justamente a do seu consumidor, são aqueles que ditam as marcas que fazem sucesso, mas como fazer para entender as preferências e os pensamentos de cada usuário? A resposta é simples: realizando uma boa pesquisa de mercado.
Esse termo nada mais é do que um processo de coleta de informações sobre o seu público-alvo, isso te ajuda a entender melhor quem são os seus clientes e principalmente o que eles desejam, para não oferecer Serviços de Caldeiraria, a quem procura por produtos de madeira, né?! Além de entender com mais clareza qual a perspectiva dele sobre o mercado no qual está inserido.
A pesquisa de mercado é, definitivamente, essencial dentro de qualquer empresa, porém o erro de muitos é acreditar que ela é feita de uma só maneira, quando na verdade ela possui inúmeras variações que devem ser compatíveis de acordo com o que cada negócio busca.
No texto de hoje, separamos quais são as principais variações da pesquisa de mercado, para você conhecer melhor sobre esse conceito. Bora conferir? Então, vamos lá!
Quantitativas
Para começarmos falando sobre as pesquisas de mercado, é preciso entender que esse conceito é dividido em dois grandes grupos: as quantitativas e as qualitativas; As quantitativas, são as que incluem tudo referente aos resultados numéricos. Abaixo discorreremos sobre os dois tipos.
Variável discreta
O primeiro exemplo quantitativo é o chamado variável discreta, nele temos os números naturais ou inteiros, sendo utilizado quando você quer saber a resposta exata de alguma coisa.
Uma pergunta de uma pesquisa de mercado quantitativa com variável discreta pode ser feita por uma empresa que quer descobrir quantas pessoas em um bairro utilizam portão eletrônico e há quanto tempo foi feito manutenção no portão e no motor. Como por exemplo: “Na sua casa tem algum motor para portão eletrônico? Se sim, há quanto tempo foi feita a manutenção?” Resposta: “sim, há 2 anos”.
Variável Contínua
Já a quantitativa contínua condiz com os números representados por decimais, como por exemplo o valor exato do peso de uma televisão.
Qualitativas
Se a quantitativa é uma variação numérica, a qualitativa é focada em palavras e sentenças, ela assim como sua antecessora, também é dividida em categorias, que são:
Nominal
Essa é uma variação qualitativa que não possui uma ordem clara sobre as opções, sendo que não existe uma ordem entre as alternativas e todas elas estão sob pé de igualdade, ou seja, não muda nada em termos de relevância a primeira ou a última.
Como exemplo podemos listar uma pesquisa de mercado sobre o time que uma pessoa torce, colocando equipes como Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Ponte Preta, São Paulo, Grêmio, Fluminense e Santos, não existe uma ordem e nem uma relação de menor para maior.
Ordinal
Já a ordinal poderia ser um desdobramento do que vimos acima, aqui existe uma ordem clara, o que ajuda a conferir outros níveis de aprofundamento de estudos e auxilia no detalhamento de pesquisas futuras.
Um exemplo comum é o famoso totem na saída das lojas indicando o seu índice de satisfação entre: insatisfeito, pouco satisfeito, satisfeito ou muito satisfeito, ou se o atendimento foi péssimo, ruim, regular, bom ou ótimo.
Dicotômica
Essa é uma variação comum das pesquisas de mercado e faz com que a pessoa responda entre duas alternativas, como por exemplo: “na sua empresa você possui uma porta corta fogo p60 ou p90?”
Ou até mesmo “Você é uma pessoa destra ou canhota?”, “você prefere praia ou campo?”. Esses são só alguns dos milhares de exemplos de pesquisas de mercado dicotômicas.
Politômica
Como você já deve imaginar pelo nome, aqui é uma variação de pesquisa de mercado onde existem múltiplas palavras e o usuário deve identificar entre as várias existentes, aquela que corresponde com ele.
“Na sua opinião, qual foi o melhor game de 2022: God OF War Ragnarok, Horizon Forbidden West, Elden Ring ou Pokemon Legends?” “Qual o seu vingador tradicional favorito: Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Hulk ou Thor?”
Outros tipos de pesquisa
Como vimos acima, as variações das pesquisas de mercado estão concentradas entre as qualitativas e quantitativas, porém ainda existem algumas outras que vale ficar de olho, como as variáveis independentes, que consistem em analisar os fatores que podem controlar o mercado como preço dos produtos, promoções e distribuição.
Também temos dependentes que consistem em verificar o aumento das vendas, a inflação, o volume das transações e a lucratividade, servindo como algo que controla as coisas, assim como um Regulador de pressão de gás.
E por fim temos as moderadoras, que são utilizadas para entender o comportamento do consumidor, assim como o porquê de certas escolhas e as intenções de cada um e os seus impactos mercadológicos.
O que achou das variações da pesquisa de mercado? Comente abaixo qual a sua opinião sobre elas e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.