Os meses de novembro e dezembro costumam ser os mais movimentados no comércio brasileiro, já que o final do ano reserva vários fatores positivos para aquecer o mercado, começando pela Black Friday e Cyber Monday que costumam acontecer na última semana de novembro, logo depois já temos o Natal e Ano novo, além do pagamento do décimo terceiro para grande parte dos trabalhadores do país.

Tudo isso ajuda a fazer com que o varejo em geral comece a ganhar muito destaque, com as pessoas realizando compras, assim nós conseguimos ver shoppings lotados, lojas com filas de espera e e-commerces com produtos sendo entregues com frequência.

Com toda essa movimentação comercial, essa é a época do ano onde a maioria das empresas conseguem aumentar os seus lucros, principalmente o comércio, outros negócios como quem atua com Serviços de Caldeiraria talvez não consiga obter bons resultados já que a cabeça das pessoas está focada justamente em comprar mais e mais produtos. 

No meio de tudo isso é preciso se preparar, principalmente em relação ao seu estoque, não existe nada mais prejudicial para uma loja que acabar o seu estoque no meio de suas vendas de final de ano, isso pode afetar o seu orçamento e fazer com que você saia até no negativo em um momento que tinha tudo para ampliar os recursos da sua empresa. 

No texto de hoje, iremos te mostrar como ter um estoque preparado para as festas de final de ano e fazer com que a sua empresa aguente a alta demanda dessas festividades obtendo uma boa margem de lucro. Bora conferir? Então vamos lá!

Mapeie suas vendas e invista nos produtos certos

O primeiro passo para você conseguir ter um estoque sólido e extremamente preparado é fazendo um mapeamento completo das suas vendas e sabendo em quais produtos você deve investir, para isso, confira no seu histórico anual e principalmente nos anos antecessores, quais são os produtos que mais são vendidos durante essa sazonalidade. 

O erro de muitas lojas é querer ter um estoque recheado de opções mas com poucas peças de cada coisa, o que pode fazer com que as pessoas foquem em um só produto e esse acaba faltando, enquanto o resto sobra e gera prejuízo. 

Sendo assim, procure investir nos produtos certos e específicos, veja aquilo que você mais vende durante esse período e seja inteligente na hora de montar o seu estoque, é claro que você deve ter variedades, mas o importante é focar naquilo que as pessoas mais compram para não correr o risco de faltar. 

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Controle todas as entradas e saídas

Um estoque preparado é também um estoque controlado, então você deve sempre acompanhar de perto, cada produto que entra e sai e cada vez que o seu motor para portão eletrônico funciona, seja algum item chegando ou indo embora. 

Tenha um sistema logístico bem robusto, designe profissionais estoquistas para se prepararem para realizar o controle, conte com a tecnologia para te auxiliar em toda essa jornada. 

Fazer esse controle evita com que você não seja enganado acreditando ter um produto quando na verdade está esgotado e também faz com que entenda melhor quais são as tendências que estão ocorrendo. 

Organize seu estoque por completo

Além do controle, é preciso fazer com que o seu estoque esteja totalmente organizado, veja os produtos que tem atualmente, separe eles de forma alfabética e de acordo com a sua segmentação e funcionalidade.

A organização é a chave para a velocidade no atendimento e até mesmo ajuda nos outros fatores dentro do estoque, quanto mais organizado, mais fácil ficam todos os processos. 

Acompanhe o aumento do ticket médio

O final de ano costuma ser a época onde as pessoas “abrem a carteira” e gastam um pouco mais para presentear um familiar ou amigo. Esteja preparado para acompanhar esse upgrade que ocorre com o ticket médio. 

Assim como um Regulador de pressão de gás, é importante ter controle sobre a situação e entender quais produtos mais caros estão sendo comercializados e qual a demanda que você deve atender para suprir essas necessidades.

Fique de olho nessa variação, isso vai te ajudar a fazer reposições pontuais e até mesmo mudanças necessárias no seu estoque. 

Se prepare para as trocas e reposições

Uma coisa comum, principalmente pós natal, são justamente as chamadas trocas, onde muitos consumidores acabam presenteando outras pessoas, o que pode gerar produtos incorretos, seja a numeração ou pelo próprio gosto pessoal. 

Então, o volume de trocas aumenta consideravelmente e é preciso se preparar para isso. Tenha vários itens em reposição no seu estoque e monte a famosa “gordurinha” caso precise. 

Isso te ajuda a atender uma alta demanda e faz com que você consiga agradar o público de forma geral, evitando assim reclamações e incidentes negativos para a sua marca. 

Mantenha seu estoque abastecido antes e depois das festividades

Por fim, um estoque preparado deve ser adiantado. Ou seja, é preciso se programar com bastante antecedência, caso você seja comerciante e pretenda se lucrar com a Black Friday, procure começar seu planejamento por volta do mês de setembro, isso vai te dar tempo para contatar os fornecedores, não ter atrasos nas entregas, e até mesmo atuar com uma certa margem de erro. 

Afinal, assim como uma porta corta fogo ajuda no caso de incêndio, é sempre bom se antecipar caso ocorra alguma emergência, então se programe com antecedência.

Além disso, procure também manter o seu estoque abastecido para depois das festividades. Tenha algumas peças mesmo após a data final, isso também te ajuda a manter as vendas em alta após esse período. 

O que achou do texto de hoje? Preparado para vender mais no final de ano? Então comente abaixo qual a sua opinião e o que achou sobre o texto e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.