Veja o que é o ENARE e como garantir a residência médica conhecendo bem o edital e dominando os conteúdos da prova
Em 2020, o MEC lançou o Exame Nacional de Residência Ebserh (ENARE), trata-se de um processo seletivo para distribuição de vagas de residência médica, uniprofissional e multiprofissional.
Coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conta com a participação de 9 hospitais, oito hospitais universitários federais e um militar.
Concluiu a graduação de medicina e está pensando em fazer residência? Saiba como é importante investir em uma preparação intensiva para conseguir o ingresso na residência médica. Para saber mais, confira o texto na íntegra!
O que é residência médica?
A residência médica é constituída de cursos de especialização, ou seja, pós-graduação na modalidade lato sensu. Não são obrigatórios, mas é por meio deles que os médicos adquirem mais conhecimentos e passam a portar o título de especialista, podendo atuar em diferentes áreas como angiologista, cardiologista, psiquiatria, entre outras.
A duração do curso vai depender do campo da medicina que pretender seguir, em média varia entre dois a quatro anos. No entanto, os profissionais que optam por não fazer residência continuam atuando como clínicos gerais.
A residência possui a modalidade uniprofissional e multiprofissional, a primeira composta por uma única profissão da área da saúde e a segunda por pelo menos três. Os graduados em Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Fonoaudiologia e Biomedicina podem participar desse tipo de especialização com duração mínima de dois anos.
O que é Enare?
Para entender melhor, o ENARE se refere a um processo seletivo, constituído por duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório tanto para uni quanto multiprofissional.
A primeira etapa consta de uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha, em que o candidato responde questões relacionadas ao curso da graduação de medicina, essa parte equivale a 90% da nota final. Cada questão tem o peso de 1,0 ponto.
A segunda etapa é feita uma análise curricular, que corresponde a 10 % da nota final. Para serem aprovados para a segunda etapa, os candidatos precisam obter no mínimo 50 pontos.
O ENARE foi criado para padronizar o sistema de ingresso dos médicos na residência, tornando o processo menos burocrático, unificando e democratizando a avaliação, já que cada hospital dispõe de uma seleção própria.
Assim, o ENARE surgiu para diminuir a burocracia dos médicos a ingressarem na residência, contendo a participação de oito hospitais universitários federais e um militar. Traz como vantagens:
- menos vagas ociosas nas universidades federais;
- menos burocracia para realização;
- processo acessível a todos os participantes.
Quem pode participar?
Para participar do programa de residência médica, os candidatos devem portar o diploma de medicina ou estar cursando o último semestre do curso.
A residência só pode ser feita uma vez, não sendo permitido a repetição do programa dos cursos já concluídos ou na mesma instituição, bem como mais de duas especialidades diferentes não podem repetir o programa.
Para as residências multi e uniprofissionais podem participar profissionais da área de saúde que estejam com o cadastro regular no Conselho Profissional de Classe. Do mesmo modo, não são aceitos no programa os candidatos que já concluíram anteriormente o curso nas áreas de concentração. Os programas de residência médica são divididos nas categorias:
- acesso direto: os candidatos podem se inscrever sem ter cursado nenhuma especialidade prévia;
- pré-requisito: os candidatos deverão ter concluído uma especialidade anteriormente;
- ano adicional/área de atuação: os participantes também deverão ter formação anterior em uma especialidade.
Como se inscrever?
Para participar da avaliação, basta acessar o site oficial do exame e emitir o boleto. Com base no último ano, o valor foi de R$ 270 para especialidades médicas no geral, já para os outros profissionais da área da saúde o custo foi de R$ 180.
Ao acessar o portal é possível conferir o edital, que trará informações relevantes sobre o processo seletivo, assim como para quem deseja obter a isenção do pagamento e como funciona.
Portanto, uma dica valiosa é se preparar para o exame, conferindo as provas anteriores com gabarito, bem como acompanhar todo material de apoio que vai auxiliar nos estudos. Saber sobre o formato da prova e os tipos de questões abordadas vai proporcionar mais confiança para o dia da avaliação.