Se você chegou até este texto ou trabalha com estratégias de marketing digital, com certeza já ouviu falar sobre inbound marketing, certo? Esse é um conceito que significa “marketing de atração”, e tem como principal funcionalidade, ser o oposto do que estamos acostumados a ver.
Dessa forma, ao invés das empresas irem até os seus consumidores, aqui acontece o oposto, são feitas várias ações diferentes para que as pessoas cheguem até a empresa de forma até natural, atraídas até ela, sem a necessidade de receberem anúncios ou informações diretas, que podem atrapalhar sua experiência ou até mesmo ter uma imagem negativa sobre a marca.
Ainda vale ressaltar que essa estratégia costuma ser 61% mais barata do que a metodologia tradicional, além de apresentar resultados principalmente a longo prazo, muito mais eficientes, devido a todo esse sucesso, ela acaba se tornando tão importante quanto um vidro termoelétrico em um serviço de buffet.
Existem várias formas de aplicar as estratégias Inbound no marketing, são várias maneiras de realizar conteúdos e fazer com que as pessoas se interessem pela sua empresa. No texto de hoje, separamos os 3 principais tipos de inbound no marketing, bora conhecer um pouco mais sobre eles? Então vamos lá!
1 – Blog
Abrimos nossa lista com um dos tipos mais comuns de atrair o público no marketing, que nada mais é do que os blogs, um grande exemplo disso é justamente esse texto, que deve ter te atraído até aqui de maneira orgânica, e fez com que você se interessasse pelo assunto e quem sabe, conferisse mais sobre nossos conteúdos.
Bom, o blog consiste em uma plataforma feita só para postagens de conteúdo, em sua maioria, no formato de texto, nele é possível realizar posts diversificados sobre assuntos que englobam tudo relacionado a sua área, essa é uma ótima forma de engajar e gerar visibilidade para a sua página.
É preciso pensar em uma boa qualidade e manter uma certa frequência de postagens para alcançar resultados surpreendentes, também vale ressaltar o uso do SEO que ajuda ainda mais o seu negócio, fazendo com que seu site fique no topo das plataformas de busca e assim, tendo ainda mais visibilidade.
Sendo assim, invista em um bom blog com uma ótima estrutura, boa responsividade e com assuntos interessantes, falando sobre um filtro coalescente e assuntos relacionados ao seu segmento, essa é uma ótima ferramenta de atração orgânica.
2 – Redes Sociais
Em segundo separamos as famosas redes sociais, praticamente todo mundo que está presente na internet tem pelo menos, acesso a uma rede social, elas são consideradas como básicas e extremamente visualizadas nos dias de hoje, e é claro, são um prato cheio para postagens de conteúdos.
Se tem uma marca de puxadores de plástico, procure estar presente em diversas páginas diferentes, cada uma com sua particularidade, e explore ao máximo delas, gere engajamento, comunique-se com o público, publique conteúdos com frequência e postagens virais.
As redes sociais têm um enorme alcance e pessoas que amam consumir determinados conteúdos, então use isso ao seu favor e explore ao máximo, todas as ferramentas disponíveis dentro delas.
3 – E-mail marketing
Fechamos nossa lista com um dos mais desvalorizados, o famoso e-mail marketing, essa é uma estratégia que consiste em reunir uma base de leads e realizar o disparo constante de e-mails para as pessoas, com o intuito de que elas abram e conheçam mais sobre o seu negócio.
Essa era uma estratégia até impopular, porém, o Inbound Marketing ajudou a repaginar, e transformá-la em algo imprescindível, procurando usar o e-mail para enviar newsletter e conteúdos que sejam interessantes e informativos.
Não se esqueça de enriquecer sua abordagem de maneira mais direta, com informações certas e da forma adequada, sem ofertas diretas ou nada que seja invasivo, fale sobre seu cone de sinalização de forma sutil, sem oferecê-los de uma vez, lembre-se, é preciso que o público se sinta atraído pela sua empresa.
Bônus: Materiais ricos/ iscas digitais
Por fim, ainda separamos um pequeno bônus que muitas pessoas consideram como um complemento do Inbound que são os materiais ricos, conhecidos também como iscas digitais, essas são consideradas estratégias de atração e conversão de visitantes para leads, sendo extremamente eficientes de forma geral.
As mais comuns são os e-books e webinars, e geralmente, vem acompanhadas de uma boa landing page. Utilizando esses materiais, poderá chamar a atenção de seu público-alvo, assim, a probabilidade de conversão de leads é muito maior. Conquiste a atenção do seu público por meio dessas estratégias de marketing.
O que achou do texto de hoje? Curtiu saber sobre os três tipos de inbound no marketing? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!