No marketing digital, possuir um site é mais do que necessário, já que se trata de uma das melhores formas de um potencial cliente encontrar uma empresa. A partir disso, ter uma boa landing page no site pode gerar mais oportunidades de vendas.
O uso das landing pages pode ajudar na captação de leads interessados que chegam até o site buscando uma solução para um problema, comprar um produto ou adquirir um serviço.
Nesses casos, diversas empresas podem se beneficiar de ter uma landing page, justamente porque não precisam necessariamente ter um site para isso.
Por exemplo, se um pequeno pet shop estiver começando a investir em marketing digital, ele pode se beneficiar muito em ter uma landing page. Dessa forma, quando um usuário pesquisar “pet shop mais próximo” pode encontrar esse negócio e ir até lá.
Mas o uso das landing pages não se limita somente a isso, pois existem outros pontos benéficos que uma empresa pode ter ao investir nesse recurso, entretanto é necessário fazer da forma correta. Será visto a seguir alguns pontos para ajudar nesse quesito.
O que é uma landing page?
Uma landing page ou página de destino é uma página da web estática que se concentra em conquistar clientes em potencial por meio de uma ação específica.
Pode ser uma única página diretamente vinculada ao seu site ou pode ser totalmente integrada ao seu site.
O foco da landing page depende do tipo de negócio. Elas podem ser mais simples e simplificadas, focadas na conversão de usuários em leads para uma empresa de locação de andaimes, ou mais amplos, projetados para educar os usuários ou explicar soluções.
O mais comum é incentivar as pessoas a se inscreverem ou assinarem algo para receber promoções exclusivas, newsletters semanais, testes de produtos, ebooks completos e outras ofertas.
Por que ter uma boa landing page no site?
O uso de landing pages aumenta a taxa de conversão entre visitantes e potenciais clientes, ou seja, mais usuários do site fornecem informações de contato para o negócio.
Por exemplo, uma autoescola que fornece carteira carro e moto pode aplicar uma landing page em seu site para captar possíveis interessados em conseguir sua primeira habilitação ou realizar a renovação da mesma.
Além disso, as landing pages servem como guias para que os visitantes conheçam a empresa, fortaleçam sua marca e facilitem os processos de negócios.
Depois disso, os leads devem ser nutridos com base em onde eles estão na jornada do cliente até que uma compra seja feita.
Apesar dos custos de publicidade, as páginas de destino são muito baratas para criar e exigem um esforço único para produzir resultados mais duradouros.
Portanto, até uma fabricante de uniforme para trabalhar em obra pode investir em criar uma landing page para captar possíveis clientes e ainda atuar em outros projetos sem prejudicar o fluxo de trabalho.
Como construir uma boa landing page?
A landing page tem a função de persuadir o visitante a fornecer suas informações de contato, ou seja, garantir que ele tome a ação que a empresa precisa para dar continuidade ao processo de compra.
Portanto, essa página contém apenas o que é necessário para informar e convencer os visitantes a comprar.
Vamos ver os principais pontos que uma boa landing page deve ter e como criá-la da forma correta para fazer a captação de leads.
Conhecer o público-alvo
Antes de desenvolver uma landing page, é preciso entender bem o público-alvo, o perfil ideal dos clientes para, então, poder configurar a página de forma que atraia a atenção das pessoas certas. Alguns itens essenciais são:
- Faixa etária;
- Geolocalização;
- Hábitos de consumo;
- Interesses.
Digamos que uma clínica médica especializada em exame de sangue admissional está buscando conseguir mais clientes. Fica muito mais fácil criar um perfil fictício detalhado que contém todas as características do público-alvo de uma pessoa que busca por esse serviço.
Então, se todo o esforço para criar uma landing page for baseado na persona ideal, ela terá maiores chances de converter leads qualificados para a empresa.
Criar um texto adequado
O texto da descrição da página inicial depende do tipo de conteúdo da página e do perfil da persona que foi estabelecido anteriormente.
Uma empresa de transporte com rastreamento de caminhão via satélite pode criar uma landing page para captar informações de interessados em trabalhar com ela ou até mesmo de pessoas que querem transportar algo com mais segurança.
Além disso, é possível adaptar o texto e realizar mudanças quando for identificado a necessidade de realizar melhorias para aumentar as taxas de conversão.
Mas independente dessas mudanças, o texto precisa direcionar o visitante diretamente e mostrar que ele entende sua “dor” e pode abordá-la. Como resultado, o visitante se sente compreendido e confia nesta empresa para resolver seu problema.
Ter um design atraente
Ao criar uma landing page, é preciso deixá-la com a personalidade da empresa e torná-la única, portanto fazer a arte da página e editar o conteúdo inserido, como vídeos ou imagens, com a ajuda de um designer.
Porém, isso consome muito tempo da equipe de design, o que atrasa a criação da landing page e pode afetar as conversões da empresa.
Uma forma de evitar que isso aconteça é por meio de uma ferramenta de criação de landing page, que fornece templates prontos e totalmente configuráveis, desde o posicionamento do elemento até as cores e formatação do texto.
Dessa forma, uma empresa que realiza restauração e escurecimento de madeira pode utilizar um belo visual em sua página de captação para atrair mais clientes para o seu negócio.
Portanto, obras de arte e designs mais interessantes relacionados ao tema da página de destino tornam a página mais dinâmica, envolvente e fácil de entender, o que no final, contribui positivamente para a taxa de conversão.
Investir em SEO
Como os posts de um blog, as landing pages são analisadas e recomendadas pelos algoritmos do Google, por isso também é importante que esse tipo de página seja produzida seguindo técnicas de SEO.
A URL da página é igualmente importante, pois também é analisada pelo algoritmo e, se clara, fornece ao visitante uma prévia do tema do material.
Isso significa que se uma distribuidora de gnv 3 geração deseja conseguir mais clientes, pode investir em uma landing page otimizada para os mecanismos de busca, o que facilita quando os usuários buscarem por este serviço.
Dessa forma, além de tornar a página mais visível para o Google, também aumenta as chances de atrair visitantes, não apenas por meio de links para postagens de blogs ou anúncios pagos, mas também por meio de buscas por palavras-chave.
Realizar teste A/B
O teste A/B envolve fazer duas versões do mesmo conteúdo e comparar as duas para determinar qual versão é melhor com base na funcionalidade que precisa ser executada.
A melhor maneira de fazer esse tipo de teste é selecionar os elementos da página de destino um de cada vez, criar versões, implantá-los e analisar a taxa de conversão de cada um.
Algumas configurações da página de destino, como imagens, cores do CTA, tamanho do texto e layout do elemento, são decisivas na hora de converter leads. Portanto, é importante não subestimar estes testes, apesar de sua simplicidade.
Quais as vantagens de criar uma landing page?
No marketing digital o uso de landing pages é muito conveniente por conta de seus benefícios, dessa forma, existem diversas formas de um empreendedor ter sucesso com essa tática.
Como dito anteriormente, investir em landing pages pode ajudar negócios de qualquer segmento a terem mais possibilidades de efetuar vendas. Abaixo se seguem mais algumas dessas vantagens.
Prática e rápida de criar
O site de uma empresa traz informações sobre toda a marca, já a landing page é direta e funcional, transmitindo algumas informações promocionais, ou falando sobre alguns eventos relacionados à sua empresa.
Portanto, para um pequeno negócio pode ser bem mais interessante buscar a criação de landing pages para captar clientes e efetuar vendas do que criar um site todo.
Maior chance de converter o público
Uma das principais funções de uma landing page é encontrar novos clientes, tentar vender mais e melhores produtos em um formato que realmente funcione.
Quanto mais refinada for a estratégia de marketing, maiores serão as chances de atrair novos clientes e assim efetuar vendas.
Mais seguidores nas redes sociais
Se a empresa deseja que seus clientes saibam tudo o que sua marca tem a dizer, usar uma página de destino para direcioná-los ao Facebook, Twitter ou qualquer rede social que eles gostem é uma ótima maneira.
As redes sociais são muito importantes para quem deseja vender produtos e serviços pela Internet, por isso contar com meios que otimizam seus resultados é a melhor forma de ter sucesso.
Considerações finais
As landing pages são ótimas para quem quer promover de forma efetiva uma nova criação ou até mesmo um produto específico, principalmente porque podem ajudar a construir uma marca forte e muitos outros pontos.
Portanto, testar o uso das landing pages principalmente para um pequeno negócio é interessante na captação de clientes.
Para isso, aplica-se e, por conseguinte, vê-se o impacto que ela tem sobre a captação de clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.