estratégias

Nem sempre as ações utilizadas por uma empresa através da internet são consideradas estratégias de marketing digital, porque esse assunto é muito subjetivo e ao mesmo tempo abrangente.

Porém, o seu crescimento tem sido constante nos últimos tempos e é fundamental que os profissionais dessa área explorem ao máximo o potencial que essas estratégias oferecem.

É preciso estar preparado, tendo conhecimento do que envolve essa área, para fazer com que uma empresa que aplica tinta gel para textura em parede possa promover o produto e alavancar as vendas.

O marketing digital é a forma como produtos, serviços ou marcas são promovidos através das mídias digitais, fazendo com que as empresas consigam se comunicar com o público de maneira direta, personalizada e no momento adequado.

Porém, as formas de realizar esse contato sofrem mudanças todos os dias, porque o público também muda, ainda que a maior parte da população do mundo esteja conectada à internet e realize suas compras online.

Por meio de canais digitais, como blogs, sites, motores de pesquisas, redes sociais e e-mails, a empresa de confecção de carimbos consegue solucionar os problemas e dúvidas de clientes e potenciais clientes que necessitam deste produto.

O marketing digital pode ser utilizado por pessoas, empresas de pequeno, médio ou grande porte, pelas universidades, Organizações Não Governamentais (ONG), associações filantrópicas e até mesmo pelas igrejas.

Mesmo porque a intenção do marketing digital é influenciar pessoas para que elas comprem produtos ou façam com que as organizações também possam vender um produto ou serviços de limpeza coifa cozinha industrial, por exemplo.

Quando se trata de aumentar a rede de clientes ou fortalecer uma marca, para realizar as melhores vendas, o marketing digital torna-se uma ferramenta essencial para atingir esses objetivos, através dos meios digitais.

Por essas razões, o marketing digital é uma das melhores formas para o cálculo do retorno sobre cada investimento realizado (ROI), hoje comumente classificado como sendo um novo tipo de marketing, bem diferente dos padrões antigos.

Significados-chave de marketing digital

O marketing digital é um universo com seus próprios significados, assim como em qualquer outra área e os principais são os abaixo elencados:

  • Persona;
  • Lead;
  • Funil de vendas;
  • CRM;
  • Landing page;
  • SEO;
  • CMS;
  • CTA;
  • Fluxo de nutrição.

Detalhando todos esses conceitos, fica bem mais claro o entendimento dos motivos pelos quais o marketing digital veio para revolucionar o modo de trabalho no ambiente online.

O marketing digital trabalha com a persona, que são perfis semi verdadeiros, construídos com base nos consumidores reais, representando um comprador ideal de uma caneta com logomarca.

Quando identificada a persona, as estratégias de marketing podem ser mais segmentadas e direcionadas para o público certo, economizando tempo das equipes e dinheiro.

O lead, por sua vez, nada mais é do que uma oportunidade de negócio, pois é o contato que deixa suas informações principais quando visita um site ou uma página enquanto navega pela internet.

Com isso, a empresa fornecedora de máquina de snacks e refrigerante consegue identificar os compradores em potencial, nutrindo-os com informações importantes por meio de posts publicados, até que eles estejam aptos para o momento de comprar.

Continuando nas explicações, o funil de vendas ou a jornada do consumidor são etapas percorridas por uma pessoa, durante o processo de compra, que compreende desde a identificação de um problema, até a decisão definitiva de compra.

Quanto ao CRM, que é a Gestão de Relacionamento com o Cliente, se trata de um software utilizado que tem como responsabilidade administrar o relacionamento entre uma empresa de serviço de limpeza com os potenciais clientes e os já existentes.

Essa ferramenta apresenta funções importantes, como o cadastramento de clientes, o registro de suas informações pessoais, suas preferências de produtos e serviços e quais foram os últimos contatos realizados com a empresa, controlando os follow-ups.

Aa landing pages são páginas que capturam os leads e estão voltadas 100% na conversão, procurando pessoas que praticam aula de dança forró, oferecendo conteúdo ou material informativo importante.

Em contrapartida, as landing pages recebem informações de contato para que essas pessoas se tornem leads.

O SEO, ou seja, a otimização para os mecanismos de busca, são as ações que melhoram o posicionamento das páginas e dos conteúdos, auxiliando a empresa a completar os pré-requisitos exigidos pelas plataformas de buscas.

O CMS é o Sistema de Gestão de Conteúdos, uma ferramenta que fornece a possibilidade de produzir, editar e publicar os conteúdos no ambiente online, sem que precise ser um perito no assunto.

Assim, através desse sistema é possível criar um site, blogs e um portal sobre impressão catalogo de produtos, por exemplo, de forma simplificada.

Os CTAs, ou Call to Actions em inglês, são os botões utilizados para direcionar a ação que o usuário precisa cumprir ao visitar uma página, para que dê continuidade no seu funil de vendas até ficar preparado para o consumo de um produto ou serviço.

E, por fim, o fluxo de nutrição, que trata-se de um processo automatizado de marketing onde são acionados gatilhos para uma ação, por parte do usuário, que tem como objetivo auxiliar o visitante no caminho pelo funil de vendas.

Entenda o funcionamento do marketing digital

Abaixo, serão listadas algumas considerações para entender como são elaboradas as estratégias de marketing digital e como elas funcionam dentro das empresas, tais como:

  • Pesquisando o mercado no qual a empresa está inserida;
  • Estudando as personas para entender o público em potencial;
  • Analisando a concorrência;
  • Analisando o próprio negócio através dos relatórios de vendas;
  • Planejando adequadamente as estratégias a serem utilizadas;
  • Produzindo os conteúdos no site, blog ou redes sociais;
  • Disponibilizando os conteúdos as plataformas escolhidas;
  • Promovendo os conteúdos para gerar engajamento com o público;
  • Propagando os conteúdos, mesmo que seja “boca a boca”;
  • Personalizando as ações para melhorar o contato com o público;
  • Mensurando resultados das melhores estratégias de conversão.

Não há dúvidas que as estratégias de marketing digital já se tronaram essenciais para que uma empresa consiga se posicionar mais adequadamente no ambiente digital e, mesmo que o trabalho tenha que ser constante, vale a pena, porque as vendas são bem maiores.

As vantagens do marketing digital

É importante saber que o marketing realizado na internet precisa ser uma prioridade dentro das empresas.

Isso porque ele traz inúmeras vantagens que não só economiza o recurso das empresas, como também estreita o relacionamento entre o público e as marcas. Algumas dessas vantagens, são:

  • Interatividade com o público;
  • Análise e mensuração das melhores estratégias;
  • Mais oportunidades de fechamento de negócios;
  • Direcionamento para conhecer melhor o público;
  • Economia de recursos financeiros;
  • Identificar o perfil adequado do consumidor.

Então, diante desses benefícios, fica a comprovação de que o marketing digital, mais do que nunca, precisa e deve ser implementado em todas as empresas, independentemente do segmento em que atuem.

Ferramentas utilizadas no marketing digital

São diversas ferramentas que podem ser utilizadas no marketing digital e abaixo serão destacadas algumas delas, que são essenciais para o processo de atração de novos clientes, tais como:

  • Google Analytics (gratuita);
  • SimilarWeb (gratuita e identifica a concorrência);
  • Google Search Console (plataforma gratuita);
  • Hotjar (melhora a experiência do usuário);
  • Google Tag Manager (aumenta a produtividade das equipes);
  • Canva (ferramenta gratuita e intuitiva);
  • RD Station (plataforma para automação de marketing);
  • Buzzsumo (identifica os melhores conteúdos);
  • Keyword.io (busca as palavras digitadas nos motores de pesquisa);
  • Slack (software de comunicação corporativa);
  • Trello (organiza projetos em quadros e de uso simples);
  • Hootsuite (otimiza e automatiza engajamentos pelas redes sociais);
  • Unbounce (democratiza a construção de landing pages);
  • Mailchimp (é uma ferramenta de e-mail marketing);
  • Sumome (gera tráfego relevante e realiza a conversão dos usuários).

É válido ressaltar que, dependendo das características de cada negócio e de suas necessidades, algumas dessas ferramentas podem ser mais apropriadas do que outras.

Considerações finais

O marketing digital, para qualquer empreendedor, é usado como ferramenta de alcance global da empresa, criando interatividade com o negócio, com foco nos investimentos.

Ele tem a responsabilidade de segmentação do público e dos nichos de mercado, reduzindo assim os custos com uma campanha.

Diferentemente do marketing offline, o marketing digital tem a capacidade de precisar com exatidão qual a audiência com a qual a empresa precisa se comunicar.

A segmentação do público se torna mais precisa, e ele influencia no processo decisório do consumidor, impulsionando-o a realizar, ou não, a compra de um produto ou serviço.

O marketing digital gera sensações de desejo no consumidor para efetuar compras, fazendo com que o volume de vendas alavanque e a entrada de dinheiro seja bem maior.

Trabalhar com marketing digital é bem simples e não é preciso ser nenhum perito no assunto. Porém, se a empresa encontrar dificuldades, ela pode recorrer à agências especialistas nessa área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.