A bronquite crônica é uma inflamação dos brônquios dos pulmões que dura mais de 3 meses, mesmo com tratamento adequado.
Essa forma de bronquite é mais comum em fumantes e aumenta o risco de doenças como o enfisema.
Os sintomas da bronquite crônica geralmente duram mais de 3 meses, e o principal sintoma é a tosse com muco.
A bronquite crônica pode ser curada se as instruções do médico forem seguidas e a pessoa seguir o tratamento corretamente.
Muita das pessoas tenta emagrecer a base de medicamentos, um exemplo de medicamento é o venvanse sem receita, que também serve para ajudar no emagrecimento de forma mais rápida.
Principais sintomas da bronquite crônica
Listamos aqui os principais sintomas da bronquite crônica:
- Tosse com muco por pelo menos 3 meses;
- Dificuldade em respirar;
- Febre, especialmente se houver uma infecção associada;
- Sensação de assobio no peito ao respirar, o que é chamado de chiado;
- Fadiga;
- Inchaço das extremidades inferiores;
- Unhas e lábios podem parecer roxos.
A bronquite crônica não é contagiosa porque geralmente não ocorre como resultado de infecções.
Desta forma, não há risco de infecção quando você está perto do paciente doente.
Causas da bronquite crônica
A bronquite crônica é causada principalmente pela exposição prolongada a poluentes, substâncias tóxicas ou alérgenos.
Fumantes crônicos também tendem a desenvolver esse tipo de bronquite.
O diagnóstico da bronquite crônica é feito por um pneumologista com base na história clínica da pessoa, hábitos de vida e sintomas, além de exames que avaliam os pulmões, por exemplo, para avaliar as vias aéreas e identificar eventuais alterações. Entenda o que é uma broncoscopia e como ela é realizada.
As vezes esses medicamentos pode conter cafeína, o rivotril sem receita pode quebra essa cafeína, e deixar seu corpo de uma forma mais calma.
Como tratar a bronquite crônica?
O tratamento da bronquite crônica geralmente é baseado nos sintomas da pessoa.
Em caso de dificuldades respiratórias, o pneumologista pode recomendar o uso de broncodilatadores como o salbutamol.
Além disso, a fisioterapia é muito útil no tratamento da bronquite crônica, pois pode melhorar as trocas gasosas, melhorar a capacidade respiratória e eliminar secreções. Mas, além disso, é importante descobrir a causa e depois eliminá-la para curar a doença.
A bronquite crônica tem cura?
A bronquite crônica nem sempre é curável, especialmente se a pessoa tiver outra forma de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou se fumar.
Mas se a pessoa seguir todas as instruções do médico, há uma boa chance de curar a bronquite crônica.
Remédios caseiros para bronquite crônica
Os remédios caseiros para bronquite devem ter propriedades anti-inflamatórias, expectorantes ou expectorantes, pois isso pode aliviar os sintomas, soltar secreções e promover sua eliminação.
Por exemplo, alguns remédios caseiros para bronquite incluem chá de gengibre, malva, tomilho, xarope de agrião e suco de manga.
Embora os remédios caseiros para o tratamento da bronquite aguda e crônica sejam eficazes, eles não devem substituir o tratamento prescrito pelo médico, mas devem ser usados apenas para complementar o tratamento e acelerar a recuperação.
- Chá de gengibre
Um bom remédio caseiro para bronquite aguda, asmática, crônica ou alérgica é o gengibre, pois possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que ajudam a inflamar as vias aéreas e facilitar a evacuação de secreções.
- Chá de erva-doce
O funcho tem propriedades expectorantes que favorecem a eliminação de secreções, tornando-se uma excelente alternativa de remédio caseiro para bronquite.
- Chá de malva
Outro bom remédio caseiro para bronquite aguda é beber trigo moído, pois possui propriedades mucolíticas que ajudam a aliviar a irritação das mucosas e aliviar o desconforto causado pela doença.
- Chá de eucalipto
O eucalipto é uma planta medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e expectorantes, sendo também considerada uma boa alternativa para combater a bronquite.
- Chá de guaco
O chá de guaco, cientificamente chamado de Mikania glomerata Spreng, possui, além de substâncias broncodilatadoras eficazes no tratamento da bronquite, propriedades expectorantes e anti-inflamatórias eficazes no tratamento da asma e da tosse.