Humanizar marcas se tornou uma necessidade nos dias de hoje, em que os empreendedores estão tão exigentes e assumiram um papel mais ativo na relação de consumo.
Humanizar a empresa é melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos clientes, sendo este um fator determinante para que ela possa alcançar o sucesso. A humanização consegue aprimorar a relação entre ela e os consumidores.
Isso é importante e faz toda a diferença na hora de satisfazer os clientes e conseguir uma posição de destaque, em um mercado cada vez mais concorrido.
Muitos gestores e empreendedores acreditam que esse tipo de estratégia só é possível para as empresas de grande porte, o que não é verdade. O ato de humanizar marcas pode e deve ser trabalhado entre negócios dos mais variados tipos e tamanhos.
Ou seja, não importa se é uma multinacional ou um pequeno negócio de bairro, todos devem e podem ser melhorados em relação ao atendimento prestado e criar mais proximidade com o público.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é atendimento humanizado, falar um pouco sobre suas vantagens e mostrar de que maneira você pode humanizar sua marca. Acompanhe!
Entenda o conceito de atendimento humanizado
O atendimento humanizado nada mais é do que uma maneira de solucionar problemas e se atentar aos questionamentos apresentados pelos clientes, utilizando para isso uma abordagem mais simpática e acolhedora.
Humanizar o atendimento prestado é valorizar o consumidor como indivíduo e buscar entender suas dores, colocando-se no lugar dele.
O objetivo de tornar o atendimento ao cliente mais humano é garantir uma comunicação empática e adequada. Além de conseguir manter uma comunicação cordial, uma empresa de adesivação de carros consegue dialogar com os consumidores.
As companhias também conseguem encantá-los, satisfazê-los e fidelizá-los com mais facilidade. Mas, para aproveitar todas essas possibilidades, é fundamental que o negócio desenvolva algumas características importantes, como respeito e cuidado.
Em outras palavras, é fundamental compreender e respeitar as pessoas que entram em contato com o estabelecimento. Não importa se o cliente quer esclarecer uma dúvida, saber sobre algum produto ou fazer uma compra.
O atendimento humanizado vai fazer com que ele se sinta acolhido em qualquer situação, independentemente de qual seja a sua necessidade.
Por que humanizar marcas?
Humanizar a marca é uma estratégia eficiente, que funciona em curto, médio e longo prazo, tendo em vista que está diretamente relacionada com a experiência do usuário e o relacionamento que a marca mantém com seu público.
Ao investir em estratégias que tornam a empresa mais humana e próxima dos indivíduos, ela começa a ter acesso a várias vantagens, dentre as quais se destacam:
1. Aumento da autoridade de mercado
A humanização da marca ajuda a construir uma presença forte, mas para que isso aconteça, também é fundamental investir em estratégias de marketing de conteúdo.
Quando uma pessoa pesquisa sobre atendimento psicológico, não quer apenas saber o preço e marcar uma consulta. Na verdade, ela também deseja saber mais informações sobre o assunto.
As companhias precisam investir em marketing de conteúdo, pois essa estratégia oferece materiais de valor para os consumidores.
Trata-se de uma prática que cresce constantemente por conta da era da informação e da necessidade das pessoas em saber cada vez mais sobre aquilo que desejam comprar, dentre outras dúvidas e necessidades.
São materiais relevantes e de valor, criados por empresas dos mais variados tipos, que esclarecem dúvidas e ajudam os usuários de alguma maneira.
As pessoas estão com a internet na palma da mão, por isso, pesquisam informações o tempo todo e querem ter acesso a materiais que realmente trazem valor para o seu dia a dia e ajudam a solucionar problemas.
2. Mantém a marca atualizada
Existem várias ações necessárias para humanizar uma companhia de fato, mas quando a organização está preocupada com estas questões de maneira mais profunda, conseguem até mesmo saber um pouco mais sobre seu cliente ideal.
Para uma empresa de fretamento de ônibus de turismo, é uma forma de manter os clientes sempre satisfeitos, solucionar problemas de comunicação, evitar falta de respostas e garantir todo o suporte que os clientes precisam.
3. Melhora as estratégias de atração
As companhias precisam de estratégias de marketing que não invadam o espaço do cliente, respeitando sua privacidade e demonstrando sensibilidade em relação aos impactos de seus produtos e serviços.
Nesse contexto surge o inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, e que serve para atrair os consumidores de maneira natural, por meio de uma abordagem humanizada e conteúdos valiosos.
4. Clientes mais satisfeitos
As marcas humanizadas estão à disposição das pessoas, interagem com elas, compreendem suas preferências e pontos de vista e atende suas necessidades. Tudo isso faz com que a corporação melhore seu atendimento.
Entregar um cartão de visita moderno para um cliente satisfeito é muito diferente do que entregar para quem não conhece a empresa. O cliente satisfeito vai falar sobre a organização com outras pessoas, o que melhora a imagem do negócio.
O nível de satisfação do consumidor pode ser visto como uma estratégia de humanização, pois soluciona problemas, oferece suporte, dentre outros benefícios para os consumidores.
Dicas para humanizar a marca
A maioria dos consumidores precisam confiar na empresa para fazer negócio com ela. Contudo, a dúvida dos empreendedores é como fazer com que as pessoas confiem em seu negócio.
Na verdade, conquistar a confiança é algo que acontece com o tempo, mas tornar a empresa mais humana acelera esse processo, e algumas dicas para fazer isso são:
- Ter uma empresa bem-humorada;
- Mostrar os bastidores do negócio;
- Compartilhar conteúdo de usuário;
- Demonstrar apreço;
- Contar histórias autênticas.
Ou seja, um fabricante de porta de vidro para cozinha deve mostrar o lado engraçado da empresa, pois o riso faz as pessoas se sentirem bem, além de estabelecer uma conexão entre elas.
Não é necessário ser ou contratar um comediante profissional, pois compartilhar conteúdo popular e de boa qualidade já é o suficiente.
Ser engraçado é se colocar como uma empresa lúdica e faz com que as pessoas percebam que o foco da organização não é apenas vender seus produtos e serviços, mas melhorar o dia a dia delas, inclusive de maneira engraçada.
Outra coisa que o consumidor moderno gosta é de saber o que acontece nos bastidores das empresas. As redes sociais podem ser usadas para mostrar um pouco mais sobre isso, por meio de vídeos e fotos.
Ver os funcionários é uma maneira de entender que existem pessoas trabalhando para atender outras, e isso cria uma conexão com os clientes. Mas lembre-se de que as imagens precisam ser reais e de boa qualidade.
Uma empresa de fechamento de lavanderia com vidro também não precisa contratar um fotógrafo profissional, tendo em vista a qualidade das câmeras dos smartphones de hoje em dia.
Os conteúdos gerados pelos usuários humanizam ainda mais a empresa, pois é empolgante para as pessoas que suas marcas favoritas exibam suas opiniões e comentários nas redes sociais, blog e site institucional.
Também é uma forma de mostrar para os outros que a empresa tem um bom relacionamento com os clientes e que eles gostam de seus produtos e serviços, a ponto de recomendá-los.
É bem diferente de pedir para que as pessoas confiem cegamente na marca, sem conhecer a qualidade daquilo que ela oferece.
Um fabricante de box de vidro deve fazer com que as pessoas percebam que ele se preocupa com suas necessidades. Entretanto, para que elas entendam isso, é fundamental demonstrar apreço, enviando brindes e oferecendo descontos.
Isso só vai funcionar se a empresa enviar uma mensagem personalizada junto. Deste modo, o cliente vai sentir que o privilégio é exclusivo para ele.
Por fim, faça investimentos inteligentes para contar a história do seu negócio, sempre de maneira autêntica. Lembre-se de que contar histórias inclui falar um pouco sobre as dificuldades e lições que a organização aprende ao longo do tempo.
Se uma clínica veterinária 24 horas fizer isso, vai conseguir ajudar os consumidores, melhorar seu relacionamento, despertar sentimento de empatia e aumentar a confiança na marca.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Psychological Science, compartilhar as dores traz consequências sociais positivas, pois desperta o sentimento de solidariedade e a união entre os grupos.
Compartilhe histórias de sucesso de seus clientes, principalmente daqueles que conseguiram resolver algum problema com a ajuda de seus produtos e serviços.
Considerações finais
Humanizar a marca é evitar os aspectos corporativos e extremamente formais, e posicionar a empresa no mercado como um negócio próximo das pessoas e que está interessado em ajudá-las de alguma maneira.
É fundamental destacar a missão da marca, como ela pode ajudar o público e para onde deseja ir com seu trabalho. Isso faz com que as pessoas comecem a enxergá-la de maneira mais humana, conquista a confiança delas e aumenta as vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.