Analisar métricas nas redes sociais é fundamental para o gerenciamento dessas plataformas, pois mostra se a empresa está no caminho certo com suas estratégias e se é possível otimizá-las para melhorar os resultados.
São as métricas que orientam as decisões, mas os gestores se deparam com uma grande quantidade de indicadores, relatórios e gráficos que podem levantar muitas dúvidas.
Mas se elas não forem analisadas do jeito certo, o negócio corre o risco de desperdiçar investimentos e ficar muito longe de alcançar os objetivos propostos.
Mesmo que a marca decida investir apenas em estratégias orgânicas ou se oriente pelas indicações das plataformas de anúncio, como o Facebook e o Instagram, ainda assim precisa mensurar os resultados provenientes de suas práticas.
São muitos fatores que precisam ser considerados e todos eles são cruciais para o sucesso do investimento, caso contrário, os resultados serão muito abaixo do esperado.
Se você está começando a investir em estratégias de marketing nas redes sociais, precisa conhecer um pouco mais sobre esse assunto.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar como analisar as métricas nas redes sociais e a importância dessas plataformas para as estratégias de marketing. Confira!
Como analisar as métricas nas redes sociais
Para analisar devidamente as métricas nas redes sociais é necessário conhecê-las, independentemente de qual seja o objetivo. São elas:
1 – Taxa de engajamento
Engajar os seguidores é o propósito de toda a empresa nessas plataformas, visto que elas oferecem inúmeras ferramentas de interatividade.
A taxa de engajamento indica o nível de proximidade entre uma empresa de outdoor digital e seu público. Existem duas maneiras de calcular o nível de engajamento, dividindo o total de internações pelo alcance das postagens ou pelo total de seguidores.
Dependendo da rede social que o negócio utiliza, essas interações variam muito, sendo que as principais são:
- Curtidas;
- Comentários;
- Compartilhamentos;
- Mensagens.
Esses e outros fatores são analisados para compreender as reações que as publicações geram no público e quais conteúdos apresentam os melhores resultados.
2 – Saudabilidade
Ao monitorar as menções, é necessário medir a saudabilidade do negócio nessas plataformas, que nada mais é do que a soma de menções positivas e neutras, dividida pelo total de menções.
Se o negócio obtém um índice acima de 70%, já pode considerar esse fator como algo positivo. O papel dessa métrica é mostrar de que maneira a organização é percebida pelos consumidores, ou seja, se ela é bem vista.
A saudabilidade pode ser usada para administrar momentos de crise e monitorar os efeitos de determinadas situações na imagem da marca.
3 – Taxa de cliques
A taxa de cliques diz respeito ao número de cliques em um anúncio, como um de caldeira vertical, dividido pelo número total de impressões.
Por meio dessa métrica, a companhia consegue compreender se a publicação é interessante e persuasiva o suficiente para o público e se é capaz de incentivar os cliques.
Também costuma ser utilizada pelos algoritmos das redes sociais para medir a qualidade da publicidade da empresa, e quando apresenta um bom número, ajuda a reduzir o custo por clique.
4 – Tráfego
O tráfego é uma métrica que mostra o número de usuários provenientes das redes sociais e que acessaram outras plataformas da companhia, como o site institucional ou a landing page.
É muito importante gerar tráfego para essas plataformas, porque facilita a conversão de visitantes em leads e de leads em clientes, o que gera impactos nas vendas e lucros.
A marca pode gerar tráfego orgânico por meio de publicações no perfil ou por meio de anúncios pagos. Neste segundo caso, as campanhas podem ser direcionadas a um público específico para que os resultados sejam mais rápidos e precisos.
5 – Share of voice
Essa métrica está relacionada à participação de mercado, de modo a compreender a visibilidade da marca nas redes sociais, em comparação com seus concorrentes.
Ela mostra o espaço que a empresa ocupa nas conversas dos usuários, mas para saber esse percentual, é necessário monitorar as menções à marca e aos concorrentes dentro das plataformas.
Em outras palavras, é como se um fabricante de cortina blackout capturasse a voz dos usuários para saber se está entre os assuntos discutidos por eles.
Seu objetivo é ajudar o negócio a compreender o tipo de percepção que os consumidores têm dele, além de mensurar a repercussão de suas campanhas e comparar seu nível de visibilidade com o dos concorrentes.
6 – Taxa de conversão
A taxa de conversão mostra a quantidade de pessoas que realizam uma ação desejada em relação ao total de usuários.
Alguns empreendedores acreditam que conversões são apenas vendas, o que não é verdade, pois também se referem ao número de leads, ligações, cadastros e outras ações, mas tudo depende do objetivo do material, por exemplo Porta de enrolar com portinhola
Assim sendo, se um fabricante de espátula 30cm alcança uma boa taxa de conversões, então está atingindo o objetivo proposto.
Durante essa análise, o negócio pode identificar quantos usuários estão sendo convertidos em seu site ou landing page e que são provenientes das redes sociais.
Monitorar essa métrica é fundamental para medir os resultados de publicações orgânicas ou pagas.
7 – Retorno sobre os investimentos
O retorno sobre os investimentos (ROI) é uma métrica que mostra o retorno financeiro obtido com os investimentos em uma campanha.
Ele afeta diretamente as finanças do negócio, por isso, precisa estar entre as primeiras métricas analisadas nas redes sociais.
Para calculá-lo, é necessário somar a receita total gerada por uma estratégia, subtrair os custos e dividir o resultado pelos custos totais, portanto: receita – custos / custos.
Importância das redes sociais para o marketing
Inserir as redes sociais no planejamento de marketing é fundamental por diversas razões, a começar pelo fato de aumentarem a conscientização da marca.
Plataformas como Facebook, Instagram e Twitter possuem milhões de usuários e oferecem vários recursos para alcançar essas pessoas, mas muitas delas nunca ouviram falar sobre o seu negócio.
Estar presente nesses sites é uma forma de preencher lacunas e se expor para um público cada vez maior. Outra vantagem é o fato de que elas aumentam a fidelidade, e existem muitas provas disso, como as marcas que mais se destacam.
Muitas empresas conseguem conquistar clientes leais e que sempre voltam para comprar mais, e uma das formas de conseguir isso é interagir constantemente com a audiência.
É fundamental responder perguntas em tempo real e aproveitar essas plataformas para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente.
Para um estúdio de ensaio fotográfico de gestante, as redes sociais também são uma forma de transformar os seguidores em clientes.
A empresa precisa conquistar a confiança das pessoas, começando por proporcionar valor gratuitamente, como no caso do compartilhamento de materiais ricos e relevantes nesses sites.
O compartilhamento de conteúdos é livre e ajuda a ganhar a confiança da audiência ao longo do tempo.
Devido à facilidade de interação e comunicação, também são canais que humanizam a empresa e afastam a imagem de que a única coisa que as marcas querem é fazer dinheiro.
Os consumidores se preocupam com a fonte de seus produtos e serviços e procuram companhias humanizadas e transparentes em relação à sua personalidade.
Para acompanhar essa tendência, o ideal é criar um tom de voz para a corporação, que deve ser consistente em todos os perfis e compatível com a imagem que quer transmitir.
Ao marcar presença nestas plataformas, uma empresa de gnv oficina sempre será lembrada por seus clientes.
As redes sociais estão no ar 24 horas por dia, o que possibilita uma comunicação constante com o público. É como se a marca pudesse ficar frente a frente com as pessoas, mesmo quando não desejam comprar nada.
Não podemos deixar de dizer que são excelentes recursos para estabelecer a empresa como autoridade naquilo que faz.
Isso acontece porque essas plataformas possibilitam o compartilhamento de conteúdos relevantes, responder às perguntas dos consumidores e interagir com eles sempre que precisarem.
Por fim, marcar presença nas redes sociais ajuda um fabricante de adesivo espelhado a aumentar o engajamento dos clientes.
Basta interagir com eles para que isso aconteça, pois de acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner, a rotatividade dos consumidores pode aumentar 15% se a companhia não puder respondê-los nas redes sociais.
Por outro lado, quanto mais interação o negócio tiver, maior será o engajamento de sua audiência, o que traz muitos benefícios, inclusive o aumento das vendas.
Considerações finais
Não é de hoje que as redes sociais fazem parte do planejamento de marketing da maioria dos negócios, independentemente do mercado em que atuam, do tempo em que estão na ativa ou do porte dessas empresas.
Elas promovem a interação entre os usuários, e com base na análise de suas métricas, fica muito mais fácil criar estratégias inteligentes e que trazem resultados satisfatórios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.