Oferecer diferentes meios de pagamento é uma forma de um empreendimento atrair mais clientes e melhorar a sua experiência com a marca.
Hoje em dia, as pessoas têm a liberdade de escolher de que maneira preferem pagar por suas compras, tanto na internet quanto diretamente nos estabelecimentos.
É difícil encontrar um local que receba apenas dinheiro, tendo em vista que a maioria dos consumidores não anda mais com quantias em espécie. Logo, uma empresa que adota essa postura acaba limitando suas estratégias de vendas.
O débito automático foi o principal agente de mudanças no modo como os indivíduos pagam por suas compras. Andar com cartão é muito mais seguro, afinal, se a pessoa perder ou for roubada, não terá tantos prejuízos.
Além do débito automático, outras opções foram surgindo com o tempo, como o boleto bancário, Pix, transferências e o cartão de crédito, que fortaleceu as vendas na internet.
Quanto mais meios de pagamento o estabelecimento aceitar, mais fácil será efetivar uma venda. Para abordar o assunto com mais profundidade, vamos explicar o que são meios de pagamento e de que forma eles interferem na experiência do cliente.
Entenda o que são meios de pagamento
Meios de pagamento nada mais são do que alternativas para quitar as compras realizadas no comércio. Inclusive, os estabelecimentos que adotam estratégias diferentes conseguem se destacar em meio aos concorrentes.
O consumidor moderno tem muito mais facilidade para comprar tudo o que precisa, uma vez que pode escolher como pagar, e as opções existentes são:
- Boleto bancário;
- Cartão de crédito;
- Gateway de pagamento;
- Intermediadores;
- Transferência eletrônica;
- Pagamento recorrente;
- Pix;
- Por aproximação;
- QR Code.
O boleto bancário é a melhor alternativa para as pessoas que procuram um meio de pagamento democrático e simples. Assim, uma loja de frutas secas para dieta emite o documento e recebe o pagamento à vista.
O cartão de crédito torna as compras online muito mais rápidas, sendo a opção preferida por aqueles que gostam de comprar na internet. Ele é rápido porque a aprovação ou rejeição é feita em alguns minutos.
As empresas também podem adotar o gateway de pagamento, um método seguro e confiável, que possibilita sua concretização no checkout das compras. Ele intermedia a loja e a instituição financeira, por meio de recursos tecnológicos.
Outra opção são os intermediadores de pagamento, empresas que oferecem suporte para vários processos, o que facilita as transações e traz mais segurança.
Quem deseja um pagamento ainda mais rápido também pode oferecer a transferência eletrônica, onde os produtos são pagos à vista, trazendo ainda mais segurança do que o boleto bancário.
Uma empresa que oferece treinamentos, como o de qualificação de desempenho, também pode optar pelo pagamento recorrente, muito comum também entre os clubes de assinatura.
Trata-se de um modelo periódico, cobrado automaticamente, que garante a segurança das transações e estimula preços atrativos.
O Pix é uma opção que revolucionou o mercado, sendo muito mais rápida do que a transferência bancária ou boleto. Ao realizar suas compras, o consumidor transfere o valor total para a conta do vendedor, e o débito é compensado na mesma hora.
A comunicação por proximidade é um recurso tecnológico que facilita a troca de informações entre dois equipamentos, com uma distância pequena.
Ele estimula o fácil acesso e torna as transações financeiras mais seguras, podendo ser instalado em diferentes dispositivos, como tablets, pulseiras de pagamento, cartões digitais e smartphones.
Por fim, o QR Code pode ser facilmente lido pela câmera dos dispositivos móveis. Ao escanear o código de resposta rápida, o consumidor transfere a quantia para o vendedor.
Todas essas modalidades de pagamento são procuradas pelos consumidores, e quanto mais opções o negócio oferecer, maiores são as chances de vendas.
Não é raro encontrar pessoas que deixam de adquirir um produto ou serviço porque o modo como queriam pagar não era aceito.
Por exemplo, uma pessoa que não tem cartão de crédito pode comprar asfalto pronto em saco e pagar por boleto bancário ou qualquer outra opção que seja viável para ela.
É importante ter em mente que hoje em dia existe uma grande variedade de possibilidades, e as pessoas não recorrem aos mesmos recursos para pagar pelo que compram.
É muito desagradável se interessar por alguma coisa e não poder comprá-la porque a loja não aceita certas formas de pagamento. Pior ainda são os estabelecimentos que pararam no tempo e só recebem em dinheiro.
Tudo isso pode impactar na experiência do cliente, e a partir disso, começamos a entender a importância de variar os meios de pagamento.
Como eles influenciam a experiência do cliente?
O conceito de experiência do cliente se define como as interações que acontecem entre os consumidores e as empresas, nos mais diferentes pontos de contato, como o site, redes sociais, aplicativos de mensagem, telefone, e assim por diante.
Uma pessoa tem contato com uma empresa de avaliação de ajuste patrimonial em vários estágios da compra, inclusive depois dela.
Se ela oferecer diferentes opções de pagamento, o cliente passa a avaliar sua proposta de valor, e isso vai influenciar diretamente em sua decisão de compra.
Não importa se a compra é a única ou se é um serviço recorrente, é durante a jornada de compra que o cliente tem a oportunidade de perceber o valor do relacionamento comercial.
Ele vai refletir se vale realmente a pena continuar comprando ou simplesmente optar por outra loja ou marca. Para não perder a oportunidade de vender, é fundamental oferecer um meio de pagamento fácil, seguro e transparente.
Logo, os meios de pagamento oferecidos por um fabricante de compressor schulz 24 litros vão impactar a experiência do consumidor porque são pontos de contato frequentes entre a empresa e seus clientes.
Muitos empreendedores cometem o erro de pensar no processo de pagamento apenas como uma mera transação e não como um verdadeiro ponto de contato.
Essa linha de raciocínio minimiza o poder do processo de pagamento, o que na verdade deve ser encarado como outra oportunidade de conquistar clientes e aprimorar o relacionamento com os consumidores.
Ademais, trata-se de um processo crítico, tendo em vista que é uma parte da jornada que requer muita atenção e incentivo.
Toda vez que a pessoa chega ao checkout ou vai pagar uma conta pode pensar se o esforço necessário compensa o valor que está recebendo. Caso seja muito difícil ou não pareça seguro, o indivíduo pode simplesmente abortar a tarefa.
Mas não pense que ele vai desistir da compra, muito pelo contrário: uma vez disposto a pagar, ele vai procurar o concorrente.
Assim, uma autoescola de cnh especial para moto também precisa ter em mente que as pessoas esperam diferentes formas de pagamento, algo essencial para o consumidor moderno.
As marcas precisam considerar o comportamento de compra, para garantir que o processo seja flexível e multicanal. Isso se aplica, principalmente, aos consumidores jovens, uma vez que eles desejam experiências personalizadas.
Independentemente da idade, uma coisa é fato: as pessoas querem mais liberdade para decidir como vão pagar por aquilo que compram.
Só que além de oferecer todos os tipos de pagamentos possíveis, o negócio também precisa ter uma boa infraestrutura para garantir a eficiência de qualquer processo.
Uma empresa de higienização de carros alagado pode contar com um mediador que traga flexibilidade para as opções de pagamento, de modo que seja possível personalizar a experiência do cliente e garantir a segurança.
Os empreendedores não podem se esquecer de que os clientes esperam agilidade na hora de pagar, afinal, a maioria sabe o que deseja antes mesmo de iniciar o processo de compra e dificilmente alguém acessa um e-commerce apenas para olhar.
Outra característica é o fato de que a busca por produtos e serviços tem como objetivo atender a uma necessidade específica. Ou seja, a pessoa sabe que tem uma necessidade, procura o que precisa e finaliza a compra.
Se alguém precisar de algo como um bloqueador de gps veicular, vai relacionar a velocidade do pagamento com a qualidade daquilo que está comprando. Nesse contexto, quanto mais rápida for a transação, melhor.
Os negócios devem evitar checkout em várias páginas e possibilitar que com apenas alguns cliques seja possível pagar pelas soluções instantaneamente.
Considerações finais
Os meios de pagamento vieram para facilitar a vida do consumidor e dos estabelecimentos, tanto físicos quanto digitais.
A tecnologia trouxe muitas mudanças, e no que diz respeito à compra e venda de produtos e serviços, todas foram muito positivas, principalmente por conta da agilidade envolvida nas transações.
A melhor forma de agradar o consumidor moderno é possibilitar que ele escolha como quer pagar por suas compras. Este é o pontapé inicial para garantir uma experiência positiva e um relacionamento comercial promissor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.