Brindes ecológicos

Os brindes ecológicos são ações de marketing que se focam no cuidado do meio ambiente como pauta principal, buscando conscientizar seu público-alvo quanto à produção de plástico, a destruição de áreas verdes e o acúmulo de lixo. 

A distribuição de brindes é um hábito comum nas organizações, incluídas como um ato de recepção de novos profissionais, presentes para parceiros, bonificações para os melhores funcionários ou lembranças de eventos institucionais. 

Para o consumidor, a inclusão de brindes é benéfico para a sua fidelização, isto é, a criação de uma relação de favoritismo com a marca, a ponto de fazer do cliente um embaixador do negócio. Neste artigo, conheça como o mecanismo funciona. 

Aprofundando a identidade de marca 

Qualquer empresa que deseja fazer parte dos mercados contemporâneos, marcados pelo acesso livre à maior biblioteca da história, a internet, deve estar familiarizada com o conceito de marca emocional, que pode ser apresentada como emotional branding

A marca emocional parte de uma série de teorias que buscam explicar o que motiva a mente humana a tomar responsabilidades, realizar ações e fazer planos para o futuro. 

Nelas, as questões de estima e relacionamento tem forte impacto sobre a autoimagem. 

Essas teorias surgiram como um modo de estimular a produtividade dos trabalhadores de uma empresa, mas conforme a publicidade ganhou espaço no balcão de venda, os conceitos discutidos foram aplicados ao consumidor. 

A autoimagem é o maior pilar da saúde mental de uma pessoa. É nesta palavra que se reúne a definição de quem o indivíduo, da posição em que ocupa, de sua utilidade presente e potencial para o futuro. 

Quando a autoimagem é comprometida, uma série de transtornos podem se desenvolver, a grave tristeza temporária, em crises mais leves, até quadros clínicos como a depressão, ansiedade, síndrome do pânico e distúrbios alimentares. 

Algo de tamanho impacto sobre a vida pode decidir preferências de compra e hábitos de consumo. 

Ao chegar a esta conclusão, desenvolve-se o conceito de marca emocional, quando as ações de marketing operam nos seguintes pontos: 

  • Definição do rosto do público-alvo e de seus interesses;
  • Criação de símbolos visuais que transmitam valores da empresa;
  • Transferência de status social da marca para seu consumidor; 
  • Manutenção de sua relevância na discussão pública; 
  • Manifestação de valores compatíveis com a audiência; 
  • Oferta de soluções para micro e macro relações. 

Uma transportadora de cargas pequenas, ao inserir a distribuição de brindes ecológicos, responde a uma demanda de sua audiência e gera identificação com seus grupos de interesse, aprofundando sua identidade de marca. 

A marca emocional é humanizada e para emitir características humanas, identificáveis e espelháveis para um público genuinamente humano, é necessário considerar que cada pessoa emite opiniões e pensa sobre o ambiente que o cerca. 

Comunicação com stakeholders 

Os stakeholders compreendem todos os grupos de interesse de um empreendimento, sendo estes consumidores, profissionais vinculados à pessoa jurídica, parceiros, investidores, fundadores e sócios. 

A oferta de brindes ecológicos, no ambiente organizacional, pode ser usada como material para uma campanha publicitária voltada para consumidores e investidores: para o primeiro grupo, significa a identificação com os ideais de uma clínica cardiologista para atletas

Para o segundo grupo, porém, o impacto de uma ação como essa pode indicar estabilidade, coerência e organização na comunicação interna, preocupações com a produtividade, a alocação de recursos e a motivação dos funcionários. 

Agradar os stakeholders de uma empresa tem por objetivo principal manter uma fonte constante de geração de receita, por parte do consumidor, e de capital, por parte do investidor. Resta, neste cálculo, o alvo da campanha: o trabalhador. 

Endomarketing 

Uma fábrica de camisetas, ao adotar a distribuição de brindes ecológicos, realiza uma ação de marketing direcionada aos trabalhadores que formam seu capital humano; são esforços classificados como campanhas de endomarketing.

Endomarketing é também chamado de marketing institucional interno e é usado, em muitos casos, para calibrar a visão que os colaboradores de uma empresa possuem ao que deve ser passado aos demais stakeholders, evitando o deterioramento da reputação da marca. 

Opções de brindes ecológicos 

Os brindes ecológicos podem ser diversos, com alternativas que se adequam a qualquer orçamento. 

A distribuição destes brindes pode ser realizada em conferências, feiras e eventos que tratem deste e de outros assuntos relevantes para a empresa. 

Sacolas e bolsas reutilizáveis 

As sacolas reutilizáveis são uma excelente alternativa aos sacos plásticos de mercado, diminuindo significativamente o acúmulo destes compostos e incentivando um modelo mais otimizado e personalizável de transporte para as compras. 

É possível aplicar técnicas de marketing ao fechar parcerias com gráficas para impressão do logotipo da empresa, assim como na criação de um uniforme administrativo feminino compatível com a campanha. 

Assim, além de úteis, essas bolsas podem ser estilizadas, transformando-se em uma peça que o colaborador vai gostar de utilizar. 

A estampa dos canais da empresa acabam, nestas circunstâncias, atuando como um outdoor para a marca. 

É possível adaptar a aparência das sacolas reutilizáveis com base no segmento em que a empresa está inserida. 

Organizações do setor alimentício podem fabricar bolsas com exclusividades para as compras de mercado. 

Já um empreendimento voltado para o segmento de moda, a criação das bolsas deve considerar seu uso para compras de roupas ou cosméticos, bem como passeios em grandes centros de comércio, como shopping centers

A mesma ideia pode ser aplicada para o consumidor, com algumas adaptações. No caso do e-commerce, as bolsas reutilizáveis podem ser embalagens personalizadas para uma coleção especial no catálogo. 

Garrafas metálicas 

As garrafas de água são importantes para manter o indivíduo hidratado durante todo o dia, ao mesmo tempo em que facilita seu acesso ao armazenar grandes quantidades, com capacidades de 500ml a um litro. 

Contudo, as garrafas de água estão entre as principais fontes geradoras de plástico no planeta. 

No contexto industrial, seu baixo custo de fabricação é o que atrai muitos produtores ou distribuidoras do produto natural. 

Ao distribuir garrafas metálicas para todos os colaboradores cadastrados com crachá de identificação infantil, a empresa incentiva seus funcionários a conscientização e preferência por objetos mais duráveis. É recomendado que o material usado seja o inox. 

Além das garrafas, é possível distribuir outros itens de metal, como os canudos, que tem pouca aderência no mercado por serem mais caros que a opção de plástico. 

A parceria com indústrias pode acarretar em campanhas publicitárias conjuntas, impulsionando a marca. 

Papelaria biodegradável 

O papel biodegradável está presente em toda a papelaria, na construção de cadernos, embalagens, cartões, forros e materiais para livros. 

É muito comum que as empresas distribuam um conjunto de caderno e agenda nas boas vindas de novos contratados. 

Esses brindes podem ser substituídos por uma versão biodegradável em uma campanha de endomarketing. 

A parceria com gráficas especializadas no papel biodegradável pode abater os custos de produção, tornando a ação mais confortável para os bolsos da empresa. 

Uma agência de marketing que faz ações promocionais para empreendimentos como borracharia 24 Horas, pode transformar suas ações de endomarketing em elementos de mídia para publicação na plataforma da organização. 

Esses brindes são também aplicáveis em eventos que envolvam múltiplas empresas e figuras da área, como palestras e feiras. 

Os brindes ecológicos também são opções viáveis para ações de press kit para atração de influenciadores digitais.

Os itens de papelaria podem ser incluídos na embalagem dos produtos levados ao cliente ou nos serviços prestados. 

Esses brindes ecológicos são ideais em datas comemorativas, especialmente aquelas ligadas aos cuidados com o meio ambiente. 

Sementes ou mudas 

As sementes ou mudas são opções muito criativas de presentes para os colaboradores, servindo como metáfora para ações de motivação e treinamento para funcionários e lideranças. Seu pequeno tamanho viabiliza o transporte e a alocação. 

Essas plantas podem ser apresentadas em pequenos vasos de barro ou cerâmica, ou em sacos de papel biodegradável, substituindo o plástico usado para comercialização de mudas. A semente escolhida pode se converter em frutas secas para dieta

Outras opções são plantas, flores e frutos de vários tipos. A recomendação é escolher algo que remeta aos princípios e à identidade da empresa, seja pelo aspecto da planta quanto pelo seu processo de crescimento. 

Quanto ao compartimento que sustenta a muda ou a semente pura, os brindes ecológicos se manifestam em cartões com instruções de plantio, gravuras personalizadas ou obras de arte nos vasos ou estruturas de papel, tornando o brinde marcante. 

Considerações finais

Os brindes ecológicos são excelentes modos de se engajar em pautas importantes para o público-alvo de uma organização, aplicando medidas reais em seu cotidiano. 

Aplicáveis em muitos contextos, adotar esses brindes pode melhorar a reputação da marca diante dos profissionais que trabalham na empresa, melhorando sua motivação e consequentemente, sua capacidade produtiva. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.