A pomada de calêndula é usada principalmente na pele e no rosto, no entanto, o cabelo também pode se sentir bem com um enxágue de calêndula de vez em quando (aqui, no entanto, você só usa a calêndula com algum óleo essencial, não a pomada). Abaixo, veremos mais de perto como você pode usar a pomada de calêndula.
Na pele
- Áreas de eczema, erupção cutânea ou coceira podem ser lubrificadas com pomada de calêndula para suavizar e acelerar a cicatrização.
- A pomada de calêndula pode ser usada como pomada para bebês e para aliviar assaduras (certifique-se, no entanto, que a pomada é realmente adaptada para crianças).
- Ao lubrificar regularmente as mãos e os cotovelos secos com a pomada, você pode efetivamente suavizar e hidratar.
- Lubrifique os pés secos com a pomada antes de ir para a cama e durma com meias de algodão – um tratamento que seus pés agradecerão.
- Use a pomada na pele bronzeada para aliviar a irritação e aliviar a dor.
- A pomada pode aliviar muitos tipos diferentes de feridas, como abrasões, escaras e úlceras nas pernas. Lubrifique diariamente para acelerar o processo de cicatrização.
No rosto
- Aplique a pomada de calêndula no rosto limpo, de manhã ou antes de ir para a cama. A pomada tem um efeito extra bom no inverno, quando o ar está mais seco.
- Use a pomada como um protetor labial se tiver lábios secos e rachados.
Pomada de calêndula – receita
Seguindo nossa receita abaixo, você pode fazer sua própria pomada de calêndula – é muito mais fácil do que você imagina. Primeiro, porém, você precisa fazer um óleo de calêndula, então vamos começar vendo como fazê-lo.
óleo de calêndula
- Escolha um buquê de malmequeres e remova as pétalas.
- Seque as folhas em uma bandeja ou similar por 24 a 48 horas. Eles não devem estar muito secos, mas também não muito úmidos. Isso é para evitar mofo no óleo.
- Despeje as folhas em um frasco de vidro limpo e complete com qualquer óleo. Você pode usar um óleo ou misturar várias variedades diferentes, como azeite e óleo de amêndoa.
- Deixe o frasco descansar por algumas semanas e mexa a cada dois dias. O frasco deve ser brilhante, mas não sob luz solar direta.
- Em seguida, coe as folhas e despeje o óleo em uma garrafa de vidro.
Receita de pomada de calêndula
- 1 dl de óleo de calêndula
- 20g de cera de abelha
- Óleo essencial (não é necessário, mas a lavanda dá à pomada um perfume maravilhoso)
Deixe a cera de abelha e o óleo derreterem em banho-maria. Mexa de vez em quando. Deixe a mistura esfriar um pouco e pingar no óleo essencial (se desejar). Encha frascos limpos e secos com a pomada e deixe esfriar antes de colocar a tampa. Claro!
A vida útil da pomada é longa, mas pode ser ainda maior adicionando algumas gotas de vitamina E à mistura.
Escolhendo a pomada de calêndula
É claro que você pode comprar uma pomada pronta se não quiser fazer a sua própria.
Algumas pomadas de calêndula possuem extratos de outras plantas ou óleos em seus ingredientes e também podem conter azeite, camomila, lavanda ou hortelã-pimenta, que ajudam a pele a se manter hidratada e saudável.
A pomada de calêndula pode ser usada durante todo o ano, mas é especialmente indicada nas estações mais frias. Pode ser usado para pele seca, eczema, erupções cutâneas, cuidados infantis e também como óleo de massagem.
Conclusão
A pomada de calêndula tem muitos efeitos positivos em nossa pele. Além de ser emoliente e hidratante, também pode combater a acne e ajudar as feridas a cicatrizar mais rapidamente.
Lembre-se de investir em uma pomada de calêndula pura se quiser comer o máximo de nutrientes possível. Não deve conter aditivos desnecessários – como conservantes – e também deve ser orgânico.
Também é recomendável que você tente fazer seu próprio óleo e pomada de calêndula, já que é realmente fácil.