O vendarketing contribui realmente na fundação e no futuro desempenho de uma empresa, entender a ponte existente entre o departamento de marketing e o comercial. Hoje em dia, quem ajuda nesse esforço é o vendarketing, como ficou conhecido no Brasil.
De fato, como o próprio nome já sugere, trata-se de criar um vínculo bem maior entre as vendas e o marketing, o que por si só já mostra que são duas coisas diferentes, mas que muitos empresários e gestores acabam deixando passar batido.
O problema é que enquanto existir confusão nesses departamentos, o resultado sempre estará comprometido. Claro que uma empresa que fabrica crachá de identificação infantil pode ter temporadas de pico de vendas, mas também pode ir além.
Ou seja, não basta considerar que a situação já está boa, é preciso racionalizá-la e ganhar total domínio sobre cada processo e frentes que sejam responsáveis por um crescimento sério, sólido, satisfatório e realmente sustentável.
É aí que entra o papel do marketing, que está muito além de simplesmente desenhar propagandas e ações de venda, ao contrário do que podem imaginar alguns. A grande vantagem do marketing é que ele tem uma visão bem mais abrangente.
Mas, para isso, ele depende da colaboração e do alinhamento com outros setores, outras equipes e, claro, supervisão do topo da hierarquia. Por exemplo, os donos, sócios ou eventuais diretores e gestores que estejam na linha de frente da marca.
É assim que se cria algo realmente forte, tal como a diferença entre as grandes empresas de todos os tempos e aquelas que simplesmente abrem a porta esperando algo dar certo, sem saber como ou por que exatamente esse tipo de coisa acontece.
Naturalmente, quando uma empresa ou fábrica da área de uniforme administrativo feminino passa a pensar deste modo, girando a chave para o sucesso verdadeiro, ela começa a se destacar no mercado e escrever uma história totalmente diferente.
Esse é o motivo pelo qual decidimos elaborar este conteúdo, mostrando a importância do marketing, das vendas e do que se convencionou chamar vendarketing, que é uma ponte mais saudável entre esses dois esforços corporativos.
No fundo, trata-se de aprender a não perder o timing. Ou seja, não perder aquele tempo específico em que um cliente oscila entre o interesse inicial por sua solução e a disposição em realmente negociar preços, prazos e aspectos mais imediatos.
Quando os donos e gestores de uma empresa compreendem como isso pode fazer toda a diferença, sobretudo na hora de desenhar estratégias como a do funil de vendas, então o jogo se torna muito mais desafiador e mais gratificante.
Por isso é que vamos aprofundar não apenas os conceitos e fundamentos que explicam melhor esse recurso, mas também na importância de tudo isso e naquilo que pode ser esperado em termos de vantagens e de longo prazo.
Inclusive, um aspecto incrível disso tudo é justamente o fato de que, atualmente, o vendarketing já evoluiu tanto que pode ser aplicado a qualquer segmento, tanto para vender roupas e joias, quanto para reparar pneu de avião.
O que é preciso é fazer alguns pequenos ajustes, que permitam que determinado modelo de negócio seja formato com base nas estratégias mais amplas. Depois, na prática, fica bem mais fácil tocar a operação, pois a estratégia já está pronta.
Deste modo, se o seu interesse é mergulhar de cabeça em uma solução que pode revolucionar a história da sua empresa, fortalecendo a marca e ao mesmo tempo aumentando as vendas, então basta seguir com a leitura até a última linha deste artigo.
As últimas gerações
Antes de tudo, é preciso explicar melhor o porquê de um esforço tão grande na hora de falar de marketing, vendas e departamento comercial.
É claro que divulgar uma marca sempre foi fundamental, assim como elas sempre se esforçaram para estar sempre onde seus clientes estão, aparecendo do jeito certo, na hora certa e para as pessoas certas.
Contudo, a impressão que a maioria tem é que nos últimos anos isso mudou radicalmente, tornando-se cada vez mais importante, urgente e desafiador.
O que está certo, pois isso realmente aconteceu, por várias razões. A mais imediata é o fato de que a concorrência tem crescido muito, de modo que a cada dia surgem novas empresas prestando os mesmos serviços e vendendo os mesmos produtos de sempre.
Para entender isso sem erro, basta abrir um grande motor de busca como Google, Bing e Yahoo!, que são os mais utilizados no país, e pesquisar por algo como exame neurológico para tdah.
Mesmo se tratando de um serviço nichado, logo aparecerão dezenas ou mesmo centenas de resultados, alguns deles com opção de GPS pelo celular, assim a plataforma já encaminha a pessoa para a empresa mais perto que presta o serviço.
Por outro lado, as últimas gerações de compradores também têm crescido em termos de exigência e complexidade. Daí que seja preciso aprofundar tanto nas estratégias de marketing e de vendas, como modo de correr atrás de tudo isso.
No caso do vendarketing, trata-se sobretudo de não permitir que o cliente perca seu interesse, ou que ele deixe de avançar pelo funil de vendas. Ou, ainda pior, que ele não caia nas garras da concorrência antes de comprar com seu negócio.
Adiante aprofundamos tudo isso, mas até aqui já ficou claro que o vendarketing não apenas é de suma importância para agora, como tende a crescer nos próximos anos.
O que é o vendarketing?
Também já ficou claro que se trata de uma ponte mais harmoniosa e estratégica entre o departamento de marketing e o departamento comercial.
Mas é possível e necessário aprofundar esse ponto. Na prática, isso vai se dar por meio de reuniões entre as equipes, definições de táticas comuns e, claro, tecnologia.
Um exemplo é o dos CRMs (Customer Relationship Management), que fazem a Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Como uma empresa de bomba hidráulica industrial, que pode instalar um programa desses e começar a criar uma base de leads muito mais qualificados. O que significa que eles amadurecem mais rápido e se fidelizam.
Com algo assim, é possível automatizar processos, como ao fazer disparo coletivo de e-mails que não caiam no spam. Mas, o mais importante é que o software permite criar uma conta ou histórico para cada novo lead.
Assim, a empresa vai registrando os contatos já feitos, definindo o perfil daquela pessoa e encaminhando estrategicamente para cada pessoa envolvida no processo.
É justamente aí que marketing e vendas se unem, quando o lead passa das mãos do primeiro para as mãos do segundo, respectivamente.
Qual a importância desse recurso?
Como vimos, a mágica acontece quando o departamento de marketing passa seus leads para o departamento comercial na hora certa.
Na prática isso funciona de maneira simples, mas o problema é justamente desenhar uma estratégia para conseguir racionalizar e operacionalizar essa frente fundamental.
Imagine uma fábrica de camisetas lisas, por exemplo, que vende para outras lojas que vão revender aquele produto. Se o marketing demorar demais para fazer essa migração, o lead pode acabar desistindo da compra, preferindo outra empresa.
Ao mesmo tempo, se o marketing acelera demais as coisas, o lead pode reclamar, caso ainda não estivesse pronto para falar de preços, prazos e afins.
É justamente essa pressão natural que surge na negociação que torna o vendarketing algo tão indispensável e ao mesmo tempo tão transformador.
Um funil mais eficiente
Outro modo de aprofundar sobre a importância do vendarketing é mostrando seu funcionamento em relação a um funil de vendas bem desenhado.
Até porque, sem os pontos que dissemos acima, como reuniões de alinhamento, tecnologia e funil, ficaria impossível implementar uma estratégia realmente sólida.
Dito isto, o funil de uma empresa que vende balcão promocional pode ser composto das seguintes etapas:
- Captação de leads;
- Anúncios e conteúdos;
- Nutrição dos leads;
- Negociação e dúvidas;
- Fechamento e fidelização.
Ou seja, cada um desses estágios passa a ter uma outra ótica totalmente diferente, pois em vez de deixar o cliente conduzir as etapas, ou de esperar que elas ocorram naturalmente, você passa a determiná-las.
Assim o próprio vendarketing funciona melhor e passa a melhorar a cada dia, transformando as duas equipes em uma verdadeira máquina de vendas.
Uma dica de ouro
Por fim, muitos se empolgam com o vendarketing sem entender a fundo como ele realmente pode ser implementado.
A verdade é que hoje esse tipo de demanda se popularizou tanto, que até uma borracharia 24 horas pode fazer isso, especialmente se ela trabalha com contas jurídicas também.
Uma dica valiosa aqui é contratar um profissional que seja capaz de oscilar entre os dois setores, assim nenhum gestor de área precisa se esforçar demais, ao mesmo tempo em que sua operação não perde a visão de conjunto.
Conclusão
Muitas empresas sentem que falta algo para que os negócios possam prosperar realmente e transformar suas equipes em uma máquina de vendas.
A lacuna, nesses casos, é o vendarketing, como algo que une os esforços do departamento comercial com o departamento de marketing.
Com as dicas que demos acima, fica bem mais fácil entender a importância disso e até um modo seguro de dar os primeiros passos na direção certa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.