A disponibilização de uma ampla gama de formas de pagamento é capaz de influenciar diretamente no desempenho de uma empresa, pois facilita o alcance de um público mais abrangente e de maiores oportunidades de vendas.
Afinal, todos os negócios já passaram por alguma situação em que os consumidores não dispunham do dinheiro físico e não tinham outra forma de concluir a transação.
Isso não somente causa um impacto negativo na experiência de compra, como ainda compromete a efetuação de novas vendas e a conquista das metas.
No entanto, esse problema deixou de ser um foco de preocupação tão grande, devido ao desenvolvimento tecnológico e o barateamento dos custos de contratação e manutenção de uma máquina de cartão de crédito e débito.
Isso porque, o sistema de pagamento eletrônico além de permitir uma variedade maior nas formas de recebimento, também torna essas operações mais seguras e ainda apresenta uma grande quantidade de vantagens que são essenciais para o crescimento dos negócios.
Como a maquininha de cartão pode beneficiar os negócios
As formas de pagamento disponibilizadas por um empreendimento são fundamentais para os resultados ao final do mês e para o alcance de metas e objetivos financeiros de uma empresa, seja em um negócio físico ou virtual.
E isso se dá porque a transação financeira e a segurança desse estágio da compra são determinantes para fazer com que o cliente finalize ou desista do investimento.
Por isso, é fundamental se livrar de todas as complicações e burocracias que possam ser um empecilho na finalização da transação financeira.
E uma das melhores formas de fazer isso é investindo na contratação de uma máquina de cartão de crédito ou débito.
Isso porque, além de solucionar os problemas com a falta de praticidade dos clientes terem que carregar dinheiro, essa ferramenta digital também viabiliza vantagens para as empresas, como:
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Maior número de vendas
A máquina de cartão é uma boa forma de flexibilizar as opções de pagamento de um comércio.
Isso porque, além de disponibilizar a opção do recebimento em crédito ou débito, também oferece a possibilidade de diversas formas de parcelamento, o que acaba sendo ainda mais vantajoso para os clientes.
Deste modo, as empresas acabam incentivando o aumento do número de vendas, conseguindo faturar, inclusive, com aquelas compras mais impulsivas.
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Menos inadimplência
As taxas de inadimplência em relação a compras por meio do cartão de crédito estão em pleno declínio, batendo os menores índices desde 2011.
Além do mais, de acordo com o Banco Central, as transações sem juros aumentaram cerca de 40,5% apenas em junho deste ano.
Isso mostra que os brasileiros estão utilizando o cartão com mais prudência e com maior frequência também. Uma grande vantagem para as empresas que adotam a máquina de cartão, pois reduz as taxas de inadimplência dessas instituições.
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Melhor fidelização dos clientes
Além de impedir que os seus consumidores migrem para empresas competidoras que já investem nessa tecnologia, a disponibilização dessa forma de pagamento pode ajudar com o processo de fidelização dos clientes.
Isso porque, o próprio aparelho digital pode auxiliar no oferecimento de descontos e benefícios para aqueles consumidores mais fiéis ao estabelecimento, tornando as novas compras mais interessantes para o público e fazendo-os voltar para a sua loja.
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Maior segurança
Manter grandes quantidades de dinheiro no estabelecimento pode ser bastante perigoso, principalmente nos casos de micro e pequenos negócios que não possuem sistemas de segurança reforçados.
Por isso, a máquininha pode apresentar uma vantagem importante, pois impede que o vendedor tenha a possibilidade de perder os pagamentos conquistados durante o dia e ainda evita os problemas com a falta de troco ou a perda de dinheiro relacionado.
Importância da transformação digital e da integração entre loja física e online
Em conjunto com todos esses benefícios, a maquininha de cartão de crédito é crucial para facilitar a integração entre as vendas virtuais e físicas, melhorando muito o desempenho dos comércios.
E isso é tão importante porque, com o avanço da internet, o comportamento de compra dos consumidores tem se alterado.
Assim, enquanto a loja física representa uma experiência diferenciada, a loja online permite uma pesquisa mais abrangente de produtos e oferece mais praticidade para os clientes, fazendo com que essa integração seja ainda mais importante para as empresas.
Deste modo, a união entre as vendas online e o comércio físico é capaz de:
- Expandir a base de clientes;
- Melhorar o relacionamento com o público;
- Aumentar a fidelização dos consumidores;
- Facilitar a decisão de compras;
- Diminui a desistência das compras.
Neste contexto, a máquina de cartão de crédito ou débito pode ser muito útil, pois permite a realização da compra online com a retirada na loja física, reduzindo os custos com o frete.
Além disso, quando o cliente vai até a loja para retirar uma mercadoria, ele pode acabar se interessando por outros produtos e comprando mais itens.
A maquininha pode auxiliar até no processo de troca de produtos, principalmente em relação a presentes. Pois, facilita o abatimento de valores excedentes, otimizando o tempo do cliente e tornando-o mais satisfeito com a empresa.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.